UFPB: reitora homenageia professores nos 70 anos de Economia lembrando Clóvis Santos Lima - WSCOM

menu

Paraíba

05/12/2018


UFPB: reitora homenageia professores nos 70 anos de Economia lembrando Clóvis Santos Lima

Reitora, professora Margareth Diniz, presidiu reunião especial de comemoração dos 70 anos do curso de Economia da instituição, destacando a ação continuada do corpo docente, discente e técnico-administrativo

Foto: autor desconhecido.

A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Margareth Diniz, presidiu reunião especial de comemoração dos 70 anos do curso de Economia da instituição, destacando a ação continuada do corpo docente, discente e técnico-administrativo, ontem (4), no auditório da Reitoria. .

Além dos professores e servidores homenageados com suas respectivas famílias, a reunião contou com as presenças do Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Walmir Rufino da Silva, do Chefe do Departamento de Economia, Professor Paulo Amilton Maia Leite Filho, dos Coordenadores dos cursos Professor Adriano Firmino Valdevino de Araújo (coordenador da graduação) e Professor Edilean Kleber Da Silva Bejarano Aragon (coordenador da pós graduação), da Professora Márcia Cristina Silva Paixão, Presidente da Comissão Organizadora do Evento e do Presidente do Cofecon Conselho Federal de Economia,Dr Welington Leonardo da Silva.

 

Na oportunidade, foram entregues comendas e destacado a figura do professor Clóvis Santos Lima – fundador e grande incentivador do curso.

 

A noite de comemorações reuniu inúmeros ex-professores e terminou com palestra do professor da Fundação Getúlio Vargas.

 

Confira, a seguir, o discurso da Reitora:

Com admiração pela história dos 70 anos do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Paraíba, apresento as minhas reverências aos docentes, estudantes e servidores administrativos, que hoje aniversariam e fazem esta festa comemorativa.A Reitoria da UFPB, homenageia todos que, na atualidade, fazem o Curso de Ciências Econômicas acontecer.

Saúdo aqueles que deram mas, também, aqueles que dão vida, a estes 70 anos.
Lembro e homenageio ainda aos milhares de Economistas formados pelo Curso de Ciências Econômicas da UFPB, dentro do compromisso de contribuirmos com a sociedade paraibana, pela disponibilização de profissionais qualificados em universidade pública e gratuita.
Meus cumprimentos à plateia que, com suas presenças, prestigiam esta relevante solenidade

Senhores e Senhoras,
ao homenageado especial, o Professor Clóvis dos Santos Lima (in memoriam), dedicamos as mais sinceras e respeitosas deferências. Devemos a ele, ao seu espírito empreendedor e a sua visão de futuro, a raiz do Curso de Ciências Econômicas.

Foi ele que motivou empresários e governos a apostarem em um curso universitário voltado para um segmento da população paraibana que passou a contribuir para mudar a cena de um estado pobre, carente de políticas públicas e iniciativas privadas.

Foi ele que mobilizou outros tantos nomes ilustres, como fundadores do Curso, na década de 40, do século passado.

Criado em 1948, mas preparado desde 1947, o Curso de Ciências Econômicas, respondeu proativamente à nova proposta de atividade econômica, que o mundo pós-segunda guerra mundial cobrava.

Tivemos, neste grupo, liderado pelo Professor Clóvis, homens corajosos e influentes a tocar a construção de uma sociedade sintonizada com os novos tempos da humanidade, no século XX.

A imagem do prédio que abrigou a Faculdade de Economia FACE, escolhida para a identificação visual das celebrações dos 70 anos expressa o reconhecimento à equipe de fundadores, incluindo o inesquecível Professor Claudio Santa Cruz, homenageado principal dos festejos do aniversário dos 50 anos do Curso, que ali funcionou até 1974.

Em 1975 , instalado no campus I da UFPB, e compondo o Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA, com os Cursos de Direito, Contabilidade e Administração, o Curso de Ciências Econômicas trazia consigo, a origem desses dois últimos cursos, criados e colocados em funcionamento naquela antiga sede da FACE – Faculdade de Economia.
A tradição de contribuir com a criação de novos cursos para UFPB, foi reafirmada mais recentemente, quando o Departamento contribuiu para a instalação do Curso de Relações Internacionais, projeto liderado pelo Professor José Antonio, hoje na AAI da UFPB.

A história do Curso foi rica e gloriosa desde a sua origem.

Recebemos, portanto, aqui , com muita satisfação os familiares do fundador e a eles, como representantes do Professor Clóvis dos Santos Lima, devotamos o “muito obrigada maior” , desta solenidade.

Como é de propriedade de eventos desta natureza, a Comissão Organizadora dedicou a outras 26 personalidades, a placa comemorativa dos 70 anos do Curso de Ciências Econômicas, ao tempo que contemplou todos os professores, servidores administrativos e Economistas que formou, com devidos assentamentos no livro que produziram, e que será lançado em 2019.

Destaques foram destinados, no livro, a todos os outros que conduziram e geriram o curso, como diretores, e após a reforma universitária da década de 1970, como chefes e coordenadores.

O Curso de Ciências Econômicas conferiu a estas personalidades selecionadas, o “reconhecimento público”, pelas excelências das suas contribuições.

A cada um dedico a minha particular congratulação, e toda a gratidão da Universidade Federal da Paraíba.

Ao Curso de Ciências Econômicas, a UFPB agradece o histórico de sucesso. Foi avaliado com o conceito A, durante o período desse tipo de avaliação pelo MEC.

Presentemente varia com o conceito de 3 a 4, nos números do ENADE. De acordo com o ranking da Folha de São Paulo de 2017, o curso de Ciências Econômicas da UFPB está entre os 25 melhores do país e tem um corpo de professores, quase que totalmente formado por Doutores.
Estes docentes estão atuando também no Programa de Pós- Graduação em Economia, PPGE , que é responsável pela formação de mais de 265 mestres e 15 doutores no programa strictu sensus É Nota cinco na CAPES e mantém parcerias institucionais com o MINTER, DINTER e PPESP. Está entre as 25 melhores cursos de pós-graduações em economia da América Latina, entre os 8 melhores do Brasil e os 3 melhores do Nordeste, (conforme o ranking do Tilburg University, 2018 e da CAPES). Nesta oportunidade parabenizo a todos que fazem o PPGE.

Especificamente, quero, porém, homenagear as ações desenvolvidas pelo Curso de Graduação, que é o aniversariante de 70 anos, pelas suas principais linhas de atuações, e que beneficiam e preparam alunos estagiários nas práticas profissionais da formação dos nossos Economistas.

Na linha da GESTÃO PÚBLICA, parabenizo a todos, nas figuras do Servidor técnico-administrativo Ernesto Batista, e das Professoras Wanderleya Farias e Márcia Fonseca
Na atividades visando o MERCADO FINACEIRO e que tem o propósito de educação financeira nas escolas, preparação para avaliação de empresas operantes em bolsas de valores, homenageio a todos nas pessoas dos Professores Sinézio Fernandes Maia e Bruno Frascarolli

No segmento MERCADO DE TRABALHO e ESTUDOS DE TRABALHO destaco os participantes nas pessoas das Professoras Rejane Carvalho, Márcia Paixão e Paulo Aguiar do Monte

Aos que fazem ANÁLISE DE CONJUNTURA DA ECONOMIA BRASILEIRA à luz da teoria marxiana, contemplando a orientação plural da Economia, parabenizo nos nomes dos Professores Nelson Rosas e Rosângela Palhano

Aos que desenvolvem o projeto voltado para o desenvolvimento sustentável da Paraiba, PLADES, com o apoio desta Reitoria, saúdo no nome do Professor Paulo Fernando Cavalcanti

E ao inovador LABORATÓRIO DE MICROECONOMIA APLICADA, a homenagem a todos participantes, vai nos nomes dos Professores Inácio Tavares, Aléssio Toni , e Hilton Ramalho.

A UFPB tem orgulho dessa diversidade de frentes de atuação do Curso de Ciências Econômicas, pela contribuição à Sociedade e pelo envolvimento do alunado da graduação.

Ao perfil vitorioso, também formado por outros personagens, premiados nacionalmente, a UFPB presta, agora, o seu tributo.

Aos 27 homenageados, dedica os avanços acadêmicos que, atualmente, o Curso de Graduação ostenta. Como já foi dito na frase de Primo Levi, adotada como slogan das comemorações e dedicada à vocês, homenageados,: “o futuro tem um coração antigo”. O coração , são vocês, que fazem o presente e o passado, andarem juntos!

E neste momento solene, mas festivo, dedico a cada homenageado a frase sagrada que conclama: revistamo-nos do Amor, porque só o Amor faz o link perfeito entre as vidas!

Hoje é o que devotamos aqui, a cada um individualmente!

Muito obrigada e Parabéns pela bela história de todos!

 

Da Redação com informações Ascom UFPB / Portal WSCOM