Blog de WS revela detalhes da sucessão na Assembleia; falta só o segundo biênio - WSCOM

menu

Política

02/12/2018


Blog de WS revela detalhes da sucessão na Assembleia; falta só o segundo biênio

Foto: autor desconhecido.

O blog de Walter Santos explica detalhadamente como se encontra a disputa para a nova composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Ele vê Adriano Galdino consolidado no primeiro biênio e disputa entre Hervásio Bezerra e Buba Germano pelo segundo biênio.

Eis a análise:

Sucessão na Assembleia: consolidado primeiro biênio, Disputa agora é para saber quem comanda 2º mandato

Embora ninguém queira ousar a tratar do assunto agora aqui abordado, o fato é que depois do “freio de arrumação” do governador Ricardo Coutinho implodindo a PEC da Reeleição, o processo deixou claro que, diante de todos os cenários, a posição do deputado reeleito Adriano Galdino de liderar e ser o escolhido da Base Aliada – e até da Oposição, o grande embate se dá sobre quem será ungido ao segundo biênio.

O Blog tem ouvido a maioria dos deputados estaduais com direito a voto e há um sentimento e posição de quadro resolvido no primeiro biênio, porquanto Adriano Galdino soube se conduzir desde os primeiros momentos e até durante a crise da PEC se manteve em condição de habilidade indiscutível sobrepondo-se aos moídos, intrigas e exigências de forma reconhecida por todos.

O PERFIL DE ADRIANO

O deputado estadual de Pocinhos é revelação enquanto gestor e articulador de estratégias como poucos. Com cara de “bobo”, como se diz lá na Torre, embora seja exatamente o contrário, ele tem se mostrado um habilidoso personagem da conjuntura com aprovação da maioria dos atores existentes, dentro e fora da Assembléia.

Adriano Galdino conduz consigo o fato de ter sido testado como presidente da Casa – época que fez prestigiar os parlamentares, a instituição, além de se impor como exímio articulador construindo reforço e pontes para o Executivo – no caso Ricardo Coutinho – em momentos difíceis, mas soube contribuir com harmonização dos processos e Poderes.

É esta experiência que ele conduz para a fase de agora.

PRÓXIMA FASE

Pelo que dizem os parlamentares, certamente os governadores Ricardo (atual) e João Azevedo (futuro) serão determinantes também neste caso, entretanto, os nomes lembrados e/ou em articulação são Hervásio Bezerra e Buba Germano são os mais evidentes.

Eles têm respeitabilidade dos governadores mas precisam resolver questões internas na Base fora do PSB porque existem roídos em alguns deputados aliados.

Seja como for, eis o cenário contemporâneo.

UMAS & OUTRAS

…O Deputado reeleito Ricardo Barbosa ainda pensa no segundo biênio, mas enfrenta resistência forte por conta do Caso PEC.

… Quem se mantém ainda indócil por conta a implosão da PEC é o reeleito João Bosco.

…Um importante secretário entregou o cargo na PMJP.

…Se faz importante reconhecer o alto nível do Festival Internacional de Música Clássica, da FUNJOPE.