Blog de WS expõe a eleição da OAB/PB analisando performance de todos principais candidatos - WSCOM

menu

Paraíba

31/10/2018


Blog de WS expõe a eleição da OAB/PB analisando performance de todos principais candidatos

Foto: autor desconhecido.

O jornalista Walter Santos analisa, em novo texto, a eleição para presidência da OAB Seccional Paraíba.

Leia:

‘A eleição na OAB/PB: o significado da candidatura de Paulo Maia e a força dividida da Oposição

As fotos expostas pelas candidaturas a presidente da OAB/PB no ato de registro, a partir de Carlos Fábio, Sheyner Asfora e Paulo Maia – pela ordem cronológica das inscrições – deixaram claro que a eleição na Ordem tende a pegar fogo.

São três projetos qualificados, mas a merecer exame sobre potencialidades e fraquezas, sobretudo pelo fator estruturante das candidaturas.

O CONCEITO HISTÓRICO

A OAB/PB ao longo da história sempre esteve à frente das lutas democráticas, em defesa do Estado Democrático de Direito, da agenda civilizatória e das grandes conquistas da classe especial dos advogados.

Ultimamente, por vários fatores deixou de ser a vanguarda democrática para se alinhar a um novo procedimento diante dos casos de corrupção sem corroborar com a necessidade de se ter respeito ao Direito pleno e ao exercicio da classe.

O FATOR PAULO MAIA

Na foto de registro de Paulo Maia não há a presença na linha de frente do secretário Assis Almeida, estrategista fundamental da primeira eleição, portanto, sua ausência nesse patamar intui estratégia.

Paulo Maia se mantém com base forte nas novas gerações e na categoria,  mas vai precisar encarar questionamentos sobre o recuo do fim da reeleição e casos como o processo de assédio envolvendo Assis Almeida, cujo saldo não se sabe como influirá na eleição do candidato de situação.

Independentemente, ele se mantém no jogo como opção expressiva, forte, agora precisando ampliar as bases para se reeleger.

CARLOS FÁBIO CREDENCIADO

O atual presidente da Caixa Assistencial da PB/PB é nome de força na conjuntura como efeito de sua gestão abrigando muita gente da categoria de peso.

Tem repercutido tanto para dentro e fora da categoria que chega no processo eleitoral com dastro político a merecer respeito pelo tamanho do que tudo representa.

É Oposição com causas fortes pós decisão de Paulo Maia de retirar o fim da reeleição. O fato é que ele está preparado e ameaça, segundo pesquisa.

O PAPEL DE ASFORA

O advogado Sheyner Asfora, revelação no campo Criminal, chega à disputa com aura e conceito de terceira via.

Mais do que isso, chegou granjeando nomes de peso, como o ex-presidente José Mário, Caius Marcelo, Hermano Gadelha, Rodrigo e Carlos Frederico Farias , etc, porquanto acha que está respaldado para ir ao debate com novas idéias e conceitos.

O fato é que a qualidade oposicionista pressupõe debate forte e elevado, mesmo sabendo de que a divisão de traduz em problema favorecendo a situação. Em tese.’

Notícias relacionadas