18/09/2018
Blog de WS analisa debate do Senado na TV MASTER e o nível de enfrentamento dos candidatos

Foto: autor desconhecido.
O blog do Jornalista Walter Santos trás nesta terça-feira (18) uma análise completa do debate realizado pela TV Master mediado pelo nultimidia Alex Filho na última segunda (17). De acordo com WS, o nível de desempenho dos candidatos mostrou-se qualificado, com alguns enfrentamentos, porém a experiência, segundo o analista, fez toda a diferença.
Confira na integra:
A essência do debate TV Master no Senado: saldo do Impeachment, enfrentamentos vs experiência
O desempenho no debate pelos candidatos ao Senado na Paraíba – Cássio, Daniela, Divaldo Mangueira, Nelson Jr, Roberto Paulino e Veneziano – mostrou nível qualificado, mesmo diante de enfrentamentos localizados movidos até por fatores ideológicos e políticos locais, mas a experiência no trato discursivo dos assuntos fez a diferença.
Da esquerda mais radical, em tese Nelson Junior fez uma abordagem ideológica mais centrada, enquanto Mangueira tratou das questões sem a mesma profundidade beirando ao folclore por conta de sua Rural e seu violão. Nelson, não, pegou forte nos que votaram no Impeachment e as reformas de Temer.
A DISPUTA EM SI
Ficou evidente o confronto politico e ideológico entre o que representam Cássio/Daniela x Vené/Luiz Couto tanto que a essência das participações e enfrentamentos passaram pelo aspecto de aliança com Temer e as Reformas aprovadas afetando a classe trabalhadora.
Cássio assumiu seu posicionamento liberal ao defender reformas e até a flexibilização da venda de armas, algo combatido e criticado por Luiz Couto. Aliás, nesse diapasão Vené tratou de buscar vincular Daniela (via seu irmão Aguinaldo) e Cássio pelo saldo de Temer, mesmo o senador dizendo-se opositor.
As questões politicas locais, como a Segurança Publica, foram alvo de muitas criticas de Cássio e Daniela com rebate e contra-ponto de Luiz e Vené mostrando números do Atlas da Violência e fato, do governo Cássio, segundo Couto, onde as Policias viviam o Caos.
PAULINO, CARREIRA SOLO
O desempenho de Roberto Paulino mostrou-o como candidato de Zé Maranhão e com coerência no trato de questões polêmicas quando mesmo dizendo-se católico admitia o aborto.
Paulino teve e tem performance distinta dos concorrentes por esses fatores agora narrados, por exemplo.
SÍNTESE
Nas próximas três semanas o embate no Senado ainda terá capítulos de enfrentamentos pessoais e ideológicos, razão pela qual aguardemos os efeitos dos candidatos a presidente e de governos na disputa senatorial porque pode de fato interferir.
Mas, do ponto-de-vista de desempenho particular, Cássio e Vené souberam se defender no palavreado como representantes de projetos diferentes, da mesma forma que Luiz Couto forçando vinculo Lula / PT. Daniela não deslustrou, se impôs como pode, mas a disputa principal parecer ter ficado com a experiência.