Blog de WS expõe a eleição e crise na API com anúncios de desfiliações - WSCOM

menu

Paraíba

10/09/2018


Blog de WS expõe a eleição e crise na API com anúncios de desfiliações

Foto: autor desconhecido.

A eleição da API, a necessidade de disputa, o retrocesso e as agressões gratuitas do fascismo

A Associação Paraibana de Imprensa programa eleição para esta segunda-feira, 10, para renovação de mandato com a ausência da Chapa 2 liderada pela jornalista e professora de Comunicação Sandra Moura no processo. Neste contexto só se registra a participação do atual presidente João Pinto no cargo há 9 anos.

O quadro de crise criado é de tamanha gravidade que dois dos melhores profissionais e ex-presidentes da API, Nonato Guedes e Rubens Nóbrega, anunciam desfiliação da entidade. Outras lideranças já pensam em criar a Academia Paraibana de Jornalistas por sugestão de Rubens.

RITO E PROCESSO

O cenário poderia ser de disputa normal, mas as manobras para a perpetuação no poder a qualquer preço foram tantas com comprovadas irregularidades que precisou-se recorrer à Justiça, que se manifestou sem julgar o mérito nem definir novos prazos de votação.

Para comprovar os desrespeitos estatutários, a Comissão Eleitoral marcou nova data, numa segunda-feira, de forma arbitrária sem ouvir a Chapa 2.

A decisão da chapa comandada por Sandra Moura de não ir ao embate agora, na forma posta, se deve a questões comprovadas de irregularidades no processo, como a inclusão sem amparo legal de novos sócios para desequilibrar a disputa, desrespeito aos estatutos em vários aspectos, como inexistência de Prestação de Contas, de obrigações para funcionamento das Comissões de Sindicância, Conselho Deliberativo, etc.

AGRESSÕES E FASCISMO

Divergir e conviver com o debate faz parte de todas organizações. Aliás, é exatamente desta oxigenação de que padece a API de lutas históricas em favor da sociedade, hoje mergulhada na inanição e no retrocesso de abrigar a influência e posicionamento de forças conservadoras.

Há muito a API perdeu o protagonismo de entidade de vanguarda substituindo seu papel por conchavos e compromissos com o atraso se omitindo das funções históricas do debate plural e de avanços.

Por essas e outras se deixou tomar de atitudes agressivas contra ex-presidentes e tantos outros profissionais passando para a baixaria tipica dos despeitados, invejosos e comprometidos com o atraso.

A API com este perfil não nos representa.

Eleições limpas já!

Notícias relacionadas