Blog de Walter Santos explica causas e efeitos da disputa acirrada pelo Poder - WSCOM

menu

Política

07/09/2018


Blog de Walter Santos explica causas e efeitos da disputa acirrada pelo Poder

Foto: autor desconhecido.

Em nova postagem, o Blog de Walter Santos esmiuça a conjuntura de disputa pelo poder no Estado a partir da gestão Ricardo Coutinho e seu modelo como referência, mesmo sem conter a existência da oposição.

Walter Santos busca explicar.

Quando a dependência da economia oficial e a gestão de diálogo popular direto cria reações e disputa eleitoral

As eleições em curso na Paraiba oferecem cenários diferentes a partir de uma referência básica que é a gestão do Governo Ricardo Coutinho, agora na avaliação e disputa pelo futuro administrativo – financeiro do Estado.

Antes de qualquer observação, leve-se em conta que, segundo pesquisas, o Governo tem acima de 72% de aprovação no Estado – percentual expressivo, embora a migração eleitoral para seu candidato não se dê neste mesmo patamar.

O que pode, então, ser motivo para esta realidade?

POSSÍVEIS CAUSAS

O Governo Ricardo mesmo tendo aprovação, nem assim consegue eliminar a existência de oposição porque uma parte considerável da sociedade tem ficado de fora da partilha do poder e de acesso aos bens e serviços em torno do Governo.

É a força da Economia Oficial que cria clima de disputa.

Nos 8 anos de gestão, Ricardo desalojou muitas familias famosas comumente próximas do Poder, dai parte da resistência.

Além do mais, ao adotar o Orçamento Democrático ouvindo a população de forma direta isto empoderou a população e tirou a força intermediária do deputado, prefeito e vereador.

Conceitualmente, o modelo democratiza de forma inusitada sem igual, mas gera uma surda resistência da classe politica tradicional que só não se rebela porque teme a contra-reação do Governo.

RETA FINAL

O que veremos nos próximos dias é o aguçamento, de um lado do Governo querendo transferir dividendos eleitorais para João com apoio até de Lula, e do outro, na Oposição, dois candidatos – José Maranhão e Lucélio Cartaxo disputando para ir para ao segundo turno.

Nos próximos dias, isto ficará mais claro, não esquecendo que em todas as pesquisas Maranhão esteve disputando a liderança e/ou primeiro lugar.

UMAS & OUTRAS

…Tem candidato conhecido em Campina Grande que vai mudar de barco nos próximos dias.

…Inaldo Leitão sumiu. Não tem estado em campanha para deputado federal.

…Manoel Júnior diz ao Blog que fez a melhor escolha ao aderir à candidatura de Maranhão.

…O candidato a deputado estadual Zenidy Bezerra anda animado com a campanha.

ÚLTIMA

“A festa vai começar…”

Notícias relacionadas