Governadores do NE adotam contra-ponto a Bolsonaro com Consórcio inédito dos Estados - WSCOM

menu

Política

14/03/2019


Governadores do NE adotam contra-ponto a Bolsonaro com Consórcio inédito dos Estados

A consolidação nesta quinta-feira (14), da assinatura do Consórcio dos Estados com a presença de todos os governadores do Nordeste celebra a nova fase politica institucional no Brasil.

Foto: autor desconhecido.

SÃO LUIS-MA (Por Walter Santos – Enviado Especial)

 

 A consolidação nesta quinta-feira (14), da assinatura do Consórcio dos Estados com a presença de todos os governadores do Nordeste celebra a nova fase politica institucional no Brasil com incremento de estratégias características de compartilhamento típico do Século XXI.

 

Esta é a síntese de análise produzida pela renomada economista Tânia Bacelar, da CEPLAN, considerando papel estratégico dos governadores do Nordeste em contra – ponto ao Governo Bolsonaro, que ainda não apresentou uma proposta consistente para o Pais e, em especial, ao Nordeste.

A nova estratégia dos Estados do Nordeste inovando no campo da gestão pública é a grande novidade no Pais mergulhado em crises no Governo Federal e diversos estados do Sudeste e Sul.

 

“Num Brasil dilacerado, o Nordeste se une’, comentou ela ao jornalista Walter Santos presente ao Fórum dos Governadores como o único veiculo de comunicação com abrangência nacional.

 

LEIA MAIS: Fórum dos Governadores do Nordeste ocorre nesta quinta, no Maranhão; Azevêdo participa

 

Segundo ela, o modelo de compartilhamento é uma das características da economia do século XXI e neste particular o Nordeste se apresenta avançado”, declarou.

 

CONSÓRCIO NORDESTE

O Consórcio Nordeste terá como principal objetivo, por meio de parcerias entre os estados que integram a região, melhorias de resultados e a economia de recursos financeiros. O Consórcio possibilitará, ainda, compras compartilhadas entre os nove estados nordestinos, reduzindo os custos dos produtos e dos serviços.

 

Outro grande objetivo do Fórum dos Governadores do Nordeste será a formação de parcerias em áreas como desenvolvimento econômico e social, infraestrutura, tecnologia e inovação, segurança pública, administração prisional e meio ambiente.