Temporada do projeto Pixinguinha será iniciada na próxima quinta - WSCOM

menu

Entretenimento

12/03/2006


Temporada do projeto Pixinguinha será

A temporada 2006 do Projeto Pixinguinha iniciará próxima quinta-feira,16, às 20h, no Teatro Santa Roza. A caravana de atrações reunirá no palco o grupo carioca Jongo da Serrinha, o mineiro Tavinho Moura e o ícone do samba carioca Xangô da Mangueira. Este é o terceiro ano do Projeto Pixinguinha, desde sua retomada em 2004.

Com espetáculos inéditos, de alta qualidade e a preços populares, o Projeto Pixinguinha já se tornou parte do calendário cultural de todo o país, numa iniciativa da Funarte, com patrocínio da Petrobrás, apoio da Associação Cultural da Funarte e na Paraíba com a parceria da Funesc (Fundação Espaço Cultural da Paraíba).

História – Formado por moradores da comunidade da Serrinha, na zona norte do Rio de Janeiro, o Jongo da Serrinha foi fundado há 40 anos pela lendária vovó Maria Joana Rezadeira e seu filho Mestre Darcy do Jongo.

Ao perceberem que o último núcleo de jongo da cidade estava se extinguindo, Mestre Marcy e sua mãe resolveram levar para o palco a dança de roda praticada nos quintais.

Criaram, então, um espetáculo como estratégia de divulgação

do ritmo, permitindo a entrada de crianças e jovens na roda, antes reservada somente para os mais velhos, e acrescentaram instrumentos de cordas no jongo.

Atualmente, o Jongo da Serrinha é liderado por Tia Maria do Jongo, fundadora da escola de samba Império Serrano e jongueira mais antiga do grupo, mas que, com seus 85 anos, não poderá acompanhar esta turnê. O grupo lançou, em 2002, o livro-cd Jongo da Serrinha, com o histórico do

grupo, da tradição da dança e seus pontos de jongo. O show que realizaram, em 2003, no Teatro Carlos Gomes, no Rio, foi visto por cerca de 20 mil pessoas.

As Temporadas – Este é o terceiro ano do Projeto Pixinguinha, desde sua retomada em 2004. De abril a setembro do ano passado, foram 20 caravanas,

percorrendo 53 cidades, com um público de 86 mil expectadores, num total de 159 apresentações.

Este resultado ultrapassa o de 2004, quando 12 caravanas se apresentadas em 38 municípios. Em 2006, o Projeto

Pixinguinha está de volta à estrada pelo terceiro ano consecutivo, levando a pluralidade da música brasileira aos quatro cantos do país.

A caravana com Jongo da Serrinha, Tavinho Moura e Xangô da Mangueira jápassou por Salvador, Aracaju, Maceió e Recife, e, depois de João Pessoa, segue para Natal, Mossoró (Rio Grande do Norte) e Fortaleza – pisando firme na estrada em uma rica troca de experiências artísticas – no palco

e com o público, que tem o prazer de assistir à magia da integração de muitos estilos e linguagens de diversas regiões do país. uma mistura que é a cara do Brasil.

Na direção, a assinatura de Ginaldo de Souza, que, além de outros shows e peças de teatro, dirigiu o primeiro show do projeto – o histórico encontro de Alceu Valença e Jackson do Pandeiro em 1977 – e voltou a atuar no projeto em maio do ano passado com Elton Medeiros, Galo Preto e Andréia Pinheiro e mais Jair do Cavaquinho e Geraldo Vargas.

O valor do ingresso é R$ 5,00 (preço único). Mais informações pelo fone: 3218-4383.

Notícias relacionadas