Tabuleiro fechado: são 4 candidaturas e perspectiva de 2º Turno; Lula manda Gleisi acertar apoio do PT a Azevedo - WSCOM

menu

Política

11/07/2018


Tabuleiro fechado: são 4 candidaturas e perspectiva de 2º Turno; Lula manda Gleisi acertar apoio do PT a Azevedo

Foto: autor desconhecido.

O novo texto do Blog de Walter Santos trata a sucessão com objetividade e a vinda da presidente do PT nacional, Gleizi Hoffman, em Encontro com on governador Ricardo Coutinho e o PT para fechar com João Azevedo.

 

Tabuleiro fechado: são 4 candidaturas e perspectiva de 2º Turno; Lula manda Gleisi acertar apoio do PT a Azevedo

Faltando um pouco mais de 25 dias para a definição das candidaturas ao Governo na Paraiba, já está definido diante dos fatos de bastidores registrados: os pré-candidatos João Azevedo, José Maranhão e Lucélio Cartaxo mais Tárcio Teixeira, do PSOL, vão registrar até dia 5 de agosto seus projetos de disputa do Governo.
Não há mais como negar que, por interesses políticos diferentes, a Oposição estará com dois candidatos, portanto, isto significa divisão a favorecer a Situação, ou seja, o pré-candidato Azevedo.

Ainda tem o caso Ligia Feliciano entretanto sem musculatura nenhuma para se sustentar e vai ter que se aliar à Oposição.

O PAPEL DE RICARDO

Embora o governador Ricardo Coutinho não seja candidato por não haver abrigo legal, ele joga o jogo de quem influencia por seu histórico e a condição de governador com resultados de gestão e a coragem/coerência de liderar a luta contra o Impeachment e a liberdade de Lula.

Este saldo de performance faz Ricardo o único governador fora do PT a ser lider de muitas articulações entre os 9 governadores – inclusive a última carta contra a interferência do Juiz Sérgio Moro na soltura de Lula, como fez em muitas outras oportunidades.

Foi ele quem articulou a visita dos governadores a Lula em Curitiba, apesar da proibição da Justiça e Polícia Federal.

O RECONHECIMENTO DE LULA

Todo o contexto em torno do governador paraibano fez Lula recomendar à corajosa, ética e reluzente Gleizi Hoffman, presidente nacional do PT, a fechar com Ricardo Coutinho o apoio a João Azevedo.

O líder socialista paraibano é muito respeitado por toda a cúpula petista e da Esquerda nacional por muitos fatores, mas no caso da atualidade tem a ver com a coragem e coerência de Ricardo.

Eis a sintese.