Tabela da Copa-06 permite final entre seleções do mesmo grupo - WSCOM

menu

Mais Esporte

07/06/2006


Tabela da Copa-06 permite final

A Copa do Mundo-2006 permite que duas seleções do mesmo grupo disputem a decisão da competição, em 9 julho, em Berlim. Até hoje, apenas duas vezes isso aconteceu na história da máxima competição da Fifa.

O Mundial abre possibilidade para uma decisão entre duas equipes da mesma chave, já que os dois classificados de cada grupo ficaram em lados opostos da tabela a partir das oitavas-de-final.

A primeira vez que duas seleções do mesmo grupo chegaram juntas à decisão foi em 1954, na Suíça, quando a ex-Alemanha Ocidental e Hungria, que faziam parte do Grupo 2, decidiram o título. Após perderem na primeira fase por 8 a 3, os alemães deram o troco e venceram a final por 3 a 2.

Isso também ocorreu no Mundial-1962, no Chile. As seleções do Brasil e da ex-Tchecoslováquia empataram por 0 a 0, pelo Grupo 3, e depois trilharam caminho vitoriosos até a final, na qual os brasileiros bateram os tchecos por 3 a 1.

Na Copa-2002, o regulamento impossibilitava uma final entre duas seleções do mesmo grupo, tanto que Brasil e Turquia, que faziam parte do Grupo C, acabaram duelando também nas semifinais. Os brasileiros ganharam ambos os jogos.