Supermercados abrem espaço para produtos da agricultura familiar da Paraíba - WSCOM

menu

Economia & Negócios

10/10/2018


Supermercados abrem espaço para produtos da agricultura familiar da Paraíba

Foto: José Marques

Agricultores familiares paraibanos terão um maior espaço para a comercialização de seus produtos, a partir de um acordo de venda firmado entre a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), que na Paraíba tem a participação do Governo do Estado, por meio da Emater, no processo de organização e acompanhamento da produção agrícola.

Nesta quarta (10) e quinta-feira (11), técnicos da Sead, da Emater e da Abras se reuniram com donos de supermercados paraibanos e agricultores, representados por suas cooperativas para os acertos finais sobre a operacionalização da comercialização dos produtos agrícolas. Também na manhã desta quarta-feira, houve reunião entre o diretor técnico da Emater, Vlaminck Paiva Saraiva, e o assessor estadual de comercialização da Emater, Flavio Müller, com os técnicos da Sead, Vitor Correa e Maria Antônia Moreira.

A parceria tem o objetivo de viabilizar oportunidades de comercialização direta da agricultura familiar nas redes de supermercados do Brasil, visando estimular a comercialização direta dos produtos originários da agricultura familiar. A Emater contribuirá com a assistência técnica e extensão rural, como serviço de apoio para facilitar o processo de produção e comercialização na rede supermercadista, realizando diagnóstico entre demanda e oferta, sobre qualificação e adequação dos produtos, entre outras ações.

Há o compromisso de abrir acesso ao crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para incrementar a comercialização da produção da agricultura familiar para as redes de supermercadistas. A identificação a partir do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) permitirá a significação da agricultura familiar para a economia, segurança alimentar e nutricional, e suas funções sociais, ambientais e culturais.

O assessor estadual de comercialização da Emater, Flavio Müller Borghezan, reconhece que a agricultura familiar, sobretudo na Paraíba, tem crescido nos últimos anos e se especializado cada vez mais no processo de produção e com isso aumentou a produtividade e a necessidade de abertura de novos mercados. Esse acordo aumenta os espaços de comercialização dos produtos procedentes do agricultor familiar.

Notícias relacionadas