Sudema encerra Operação Praia Limpa e conclui: Camboinha é a praia mais suja da - WSCOM

menu

Paraíba

18/03/2006


Sudema encerra Operação Praia Limpa

Terminou na noite desta sexta-feira, 17, a Operação Praia Limpa encabeçada pela Sudema (Superintendência de Desenvolvimento Ambiental) com o objetivo de coibir a poluição nas areias das praias paraibanas. Segundo avaliação da coordenadora do projeto, Fátima Souto, Camboinha é a campeã da sujeira.

“Camboinha, Manaíra e Pitimbú assustam. Camboinha é a mais suja do litoral a beira-mar nesta época do ano. Isso deve ser devido ao grande número de veranistas”, explica.

Em João Pessoa, outra praia que vem despertando preocupação é Tambaú. Ela lembra que há vinte anos trás, a areia da praia de Tambaú era branca e hoje tem uma coloração amarelada e é cheia de resíduos, principalmente cascas de caranguejo e restos de cigarro.

Com isso não só a fauna marinha sofre as conseqüências, como as tartarugas que se sufocam com as garrafas plásticas de refrigerante. Um animal bastante comum na Paraíba, conhecido popularmente como ‘maria-farinha’, foi extinto na areia de Tambaú.

“As pessoas costumavam pensar que quando se livram do lixo o problema acaba, mas não acaba. Tudo na natureza é equilibrado se você meche, bagunça tudo. Cascas de caranguejo, latas, garrafas, vai tudo para areia. Se você prestar atenção até a coloração da área está diferente”, observa.

Essa sujeira nas areias também seria responsável por grande parte das doenças de pele detectadas pelas autoridades sanitárias e hospitais públicos nesta época do ano.

O projeto Praia Limpa já tem 14 anos de existência, mas só agora vem apresentando os primeiros resultados significativos. Para Fátima Souto, é natural que as pessoas demorem para começar a se preocupar, mudanças na cultura são sempre um processo lento. Por exemplo, este ano novos coletores foram instalados a cada 50m nas praias em João Pessoa, mas é possível encontrar lixo há poucos metros e até mesmo embaixo dos coletores.

Notícias relacionadas