Stratus Indústria Aeronáutica investe em pesquisa científica e prepara  lançamento de aeronave esportiva - WSCOM

menu

Paraíba

28/08/2018


Stratus Indústria Aeronáutica investe em pesquisa científica e prepara  lançamento de aeronave esportiva

Foto: autor desconhecido.

O pioneirismo e a inovação são marcas que acompanham a indústria Aeronáutica Stratus desde a sua fundação. Foi na Stratus que presenciamos o voo inaugural da primeira aeronave fabricada na Paraíba , o Volato 400, que decolou do Aeroclube de Campina Grande, no dia 10 de outubro de 2017.

No campo da Inovação e da Tecnologia, a Stratus que conta com uma equipe de alto nível de Engenheiros e Pesquisadores tem investido cada vez mais em pesquisas,  que além de reconhecimento em importantes eventos científicos, tem auxiliado a equipe de profissionais da indústria no desenvolvimento do Projeto de uma nova aeronave, da marca Stratus.

No mês de maio deste ano, os engenheiros da Indústria Aeronáutica, Daniel Sarmento e Kaline Ventura que é aluna do mestrado, em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, defenderam um artigo científico, no Congresso Nacional de Engenharia Mecânica – CONEM 2018, em Salvador, na Bahia.

O artigo científico inédito classificado na categoria aeroespacial trata de um Projeto Conceitual de uma Asa Para uma Aeronave Leve Esportiva (ALE), e é resultante de um desenvolvimento tecnológico da empresa que contribuirá para o processo de montagem da nova aeronave em fase de prototipagem na Stratus. O trabalho é fruto de uma parceria entre a Indústria e a Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

“Foi muito importante ter participado do CONEM 2018, uma vez que tivemos a oportunidade de discutir tecnologias desenvolvidas de forma inédita na Paraíba, com pesquisadores de engenharia mecânica de todos os estados do Brasil”, comentou a engenheira.

A nova aeronave a Stratus ST20 LSA segue um modelo esportivo, e apresenta um conceito moderno, aerodinâmica ousada e é construída em compósitos especiais de carbono, o que há de mais atual na construção de aeronaves.

A equipe de engenheiros e técnicos da empresa já dedicou mais de 8000 horas no desenvolvimento técnico do projeto da aeronave. Atualmente os profissionais estão empenhados no processo de certificação da ST20 LSA, para que a aeronave seja homologada junto a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, e tenha o reconhecimento internacional através da “Federal Aviation Administration” (FAA), a autoridade aeronáutica estadunidense, para que ela seja usada também como aeronave de treinamento na formação de novos pilotos.

“A utilização de uma metodologia dinâmica no desenvolvimento desta nova aeronave pelo time da Stratus e também o uso de modernas ferramentas tecnológicas a exemplo de ferramentas de Fluído Dinâmica Computacional CFD, faz com que tenhamos neste projeto o que existe de mais atual no desenvolvimento de uma nova aeronave, seguindo os mesmos processos que são aplicados em grandes indústrias do setor Aeronáutico”, explicou Juan Pinheiro, Ceo e fundador da Stratus Aeronaves.

O dirigente da Indústria Aeronáutica, afirmou que a parceria com a UFCG na produção de pesquisas científicas demonstra o potencial da Paraíba para o desenvolvimento de tecnologias aeronáuticas. “Através desse trabalho conjunto que desenvolvemos juntamente com a Universidade Federal de Campina Grande, demonstramos a nossa capacidade de criar tecnologias. Nossa equipe está aplicada em continuar trabalhando com a produção de novos artigos científicos, para que novas patentes sejam produzidas até o final do desenvolvimento da nossa nova aeronave que, tem previsão de decolar em 2019,”enfatizou Juan Pinheiro.

Mais dois artigos científicos já produzidos pela equipe foram aprovados para serem apresentados no CAB – Congresso Aeroespacial Brasileiro que será realizado em novembro deste ano na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. Para o engenheiro Daniel Sarmento, participar de forma ativa no CAB, defendendo oralmente os trabalhos que realizamos no setor aeronáutico na Stratus Aeronave é muito gratificante pois teremos a oportunidade de compartilhar com representantes de instituições renomadas no segmento aeroespacial brasileiro, a exemplo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA e da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG esse trabalho desenvolvido no Estado da Paraíba.

Inaugurada no mês de junho de 2016, a Stratus Indústria Aeronáutica atualmente atua como Oficina Homologada pela ANAC para manutenções de aeronaves executivas e também atua no serviço especializado de Balizamento de Pista de Aeroportos, onde implanta modernos equipamentos de sinalização de aeroportos e helipontos.