Sorteados têm até hoje para fazer matrículas do ProJovem - WSCOM

menu

Paraíba

30/06/2006


Sorteados têm até hoje para

prazo para as matrículas dos sorteados que desejam ingressar no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) em João Pessoa, termina nesta sexta-feira (30). Até o fim da tarde desta quinta-feira (29), cerca de 1.400 alunos, entre matriculados e pré-matriculados, haviam efetuado o cadastro nas quatro Estações da Juventude, situadas nos bairros de Mangabeira, Expedicionários, Alto do Mateus e Jaguaribe.

Oferecendo a oportunidade de conclusão do ensino fundamental e uma ajuda financeira de R$ 100, o projeto desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) visa despertar o interesse de jovens de 18 a 24 anos pelos estudos e a qualificação profissional.

Segundo o coordenador de Qualificação Profissional do ProJovem, Thiago Pacheco, o início das aulas está previsto para acontecer no dia 17 de julho e a expectativa é que as 1.700 vagas destinadas ao Município sejam devidamente preenchidas. “Após esse período apenas os estudantes que fizeram a pré-matrícula – mas que ainda não entregaram algum dos documentos exigidos – poderão efetivar o cadastro”, afirmou.

Para a aluna Andrezza Ferreira Ramalho, 23, matriculada no Projovem do bairro de Mangabeira, está foi uma oportunidade de realizar um sonho, interrompido quando precisou trabalhar com apenas 13 anos para ajudar no sustento da sua família. “Comecei a trabalhar muito cedo, depois casei e engravidei, tive que deixar os estudos para trás. Agora, tenho a oportunidade de recomeçar e, com a ajuda da bolsa de R$ 100, eu vou pagar uma amiga para cuidar do meu filho enquanto eu me dedico aos estudos”, comemorou.

Já o aluno Paulinelly Tenório da Silva, 21, pré-matriculado também em Mangabeira, acredita que a conclusão do ensino fundamental irá ajudá-lo a encontrar melhores oportunidades de emprego. “Eu parei de estudar, porque não conseguia passar de ano, troquei a escola pela rua e ficava andando por aí com os amigos, mas agora eu vou levar a sério, quero trabalhar e ter um futuro melhor”, enfatizou.

Atualmente, João Pessoa conta com a participação de 2.200 alunos inseridos no programa. Eles estão estudando desde o dia 9 de janeiro deste ano. Com o preenchimento das novas vagas serão 3.900 participantes do Projovem na cidade.