Solana visitará Irã nos próximos dois dias - WSCOM

menu

Internacional

03/06/2006


Solana visitará Irã nos próximos

O responsável pela área de política externa da União Européia, Javier Solana, vai visitar o Irã nas próximas 48 horas para tentar convencer o país a abandonar seu programa nuclear.

De acordo com o ministério das Relações Exteriores do Irã, Solana vai entregar as propostas feitas pelos cinco países do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha na quinta-feira, durante encontro em Viena.

O ministro iraniano, Manouchehr Mottaki, afirmou que é possível um avanço na questão, mas disse que o Irã não vai suspender seu enriquecimento de urânio como condição para as negociações.

Ele disse ainda que o Irã terá que estudar as propostas antes de dar uma resposta oficial.

Os detalhes da proposta de Viena não foram divulgados, mas fontes dizem que poderia incluir a doação de um reator nuclear ao Irã e o fornecimento de urânio enriquecido.

Condições

Mottaki disse que o Irã autorizou a visita de Solana.

“Nós achamos que se houver boa-vontade, um avanço para sair da situação que (a União Européia e os Estados Unidos) criaram para si mesmos… é possível”, disse o ministro.

Na sexta-feira, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse que o país não irá abandonar seu direito à tecnologia nuclear diante da pressão ocidental, segundo relatos da mídia local.

Mas os Estados Unidos já deixaram claro que não vão realizar negociações enquanto o Irã não suspender seu programa de enriquecimento de urânio.

O governo americano diz que o Irã está tentando produzir armas nucleares. Já o governo iraniano diz que seu programa nuclear tem fins pacíficos.

Notícias relacionadas