SMS disponibiliza postos móveis para vacinação contra gripe nos finais de semana - WSCOM

menu

Paraíba

31/05/2018


SMS disponibiliza postos móveis para vacinação contra gripe nos finais de semana

Foto: autor desconhecido.

Dentro da programação da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, a Secretaria de Saúde de João Pessoa vai disponibilizar sete pólos de imunização nos próximos sábados, 2 e 9 de junho. Os postos móveis estarão abertos no período de 11h às 17h. Já nos próximos domingos, 3 e 10 junho, será disponibilizado uma equipe para imunização dos grupos prioritários no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú a partir das 16h.

Já foram administradas 110 mil doses da vacina e a meta é imunizar 90% das pessoas que integram o grupo de risco e, assim, garantir proteção para a população. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2 e Influenza B).

De acordo com o chefe da seção de imunização da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Fernando Virgolino, a estratégia é para reforçar a campanha e atender os grupos prioritários. “Temos observado que muitas pessoas não estão conseguindo ir aos postos durante a semana e, dentro de um planejamento, de forma que possamos atender os usuários dos grupos prioritários, estamos estendendo a campanha para os finais de semana apenas nos postos móveis do calendário da Secretária de Saúde”, destacou o coordenador.

De acordo com a Gerencia de Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde, em 2018 foram notificados 326 casos de síndromes gripais/síndrome respiratória aguda grave. Destes 15 casos positivos para influenza (H1N1 e H3 sazonal), não houve registros de influenza tipo B e um caso de infecção pelo metapneumovírus humano, que causam infecções das vias respiratórias superiores.

“A síndrome gripal popularmente chamamos de gripe. São doenças que podem ter diferentes causas, entre elas, a infecção pelo vírus Influenza, Parainfluenza, Adenovírus ou Vírus Sincicial Respiratório podendo ser ocasionada também por bactérias” destacou Daniel Batista, gerente da Viep. “Na ausência de outro diagnóstico específico, denominamos uma síndrome ao considerar que o paciente esteja com febre, de início súbito, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos sintomas: mialgia, cefaleia ou artralgia”, completou o getente.

De acordo com o Ministério da Saúde, devem ser imunizadas: crianças de seis meses até menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), integrantes do sistema prisional, professores (portando o contracheque para comprovar a profissão) e pessoas com comorbidades (necessário apresentação da prescrição médica).

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS. Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Saiba onde serão os postos móveis e os horários de funcionamento para este final de semana:

Sábado:
Supermercado Extra – Epitácio Pessoa (das 11h às 17h)
Shopping Manaíra (das 11 às 17h)
Shopping Mangabeira (das 11 às 17h)
Shopping Tambiá (das 11h às 17h)
Supermercado Atacadão (das 11h às 17h)
Unidade de Saúde das Praias (das 11
h às 17h)
Centro Municipal de Imunização (8h às 17h)

Domingo:
Busto de Tamandaré – 03.06 (das 16h às 22h)
De segunda a sexta-feira, as pessoas poderão procurar a unidade de saúde da família (USF) mais próxima de sua casa para receber a vacina.