Sistema On-Line de Termo de Trânsito é apresentado pelo Receita Estadual - WSCOM

menu

Economia & Negócios

05/04/2011


Sistema e Termo de Trânsito apresentado

Sistema

Na manhã desta terça-feira, 5, o Secretário da Receita Estadual, Rubens Aquino, recebeu o Presidente do SETCEPB, Arlan Rodrigues, e alguns representantes de transportadoras, para apresentar o Sistema On-Line de TERMO DE TRÂNSITO, desenvolvido pela SER/PB, que servirá para prestar informações precisas da situação de cada malote, sem a necessidade de as empresas transportadoras enviarem funcionários ao COP ou ligarem para saber se os malotes estão liberados.

Através do número do termo de trânsito, as transportadoras podem pesquisar no site da receita estadual a situação do malote, que deverão constar quatro tipos diferentes de situações: em trânsito, em tratamento, liberado ou pendente. No caso de conter alguma pendência no malote, o sistema informará qual o tipo de pendência e a documentação necessária para sua regularização.

A criação deste sistema on-line é resultado de um pleito de melhorias apresentado pelo SETCEPB, no qual solicitou a revisão do modus operandi utilizado no COP, buscando uma maior eficiência. Segundo Arlan Rodrigues, apesar de o sistema não interferir na diminuição do tempo para liberação dos malotes propriamente dito, pois apenas informa o tempo de permanência e a situação, o controle destas informações pelas transportadoras é um importante passo. “De posse destas informações, poderemos apontar que parte do processo está sendo maior responsável pela demora e, assim, em parceria com a Receita Estadual, solucionar o problema”, destacou o Presidente do SETCEPB.

Por todo o Brasil, as barreiras fiscais estaduais atrasam as operações das transportadoras, fazendo com que os caminhões, que transportam 60% da riqueza deste país, fiquem parados nos postos fiscais de divisa dos Estados Membros horas a fio em virtude de uma falta de eficiência na conferência de documentação fiscal e de cargas.

Na Paraíba, as reclamações, por parte das transportadoras, com o longo período entre a entrada com o malote das notas fiscais no COP – Centro de Operações e a sua efetiva liberação foi tema constante no SETCEPB – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado da Paraíba nos últimos anos.

O sistema já está disponível para uso das transportadoras. “O setor de transportes vem recebendo uma atenção especial do Secretário Rubens Aquino, que se mostra extremamente solidarizado com os entraves logísticos e comprometido com o desenvolvimento da Paraíba. Não só o Secretário, mas como toda a equipe responsável pelo COP”, afirmou Arlan Rodrigues. No próximo dia 10 de maio, haverá nova reunião para acompanhar os efeitos da implantação do novo sistema.
 

Notícias relacionadas