Sesc de Letras 2017 define oficinas; inscrições abertas - WSCOM

menu

Entretenimento

20/09/2017


Sesc de Letras 2017 define oficinas

INSCRIÇÕES ABERTAS

Foto: autor desconhecido.

Foram definidas oficinas do Sesc de Letras 2017. As inscrições estão abertas e as oficinas acontecerão no Sesc Centro João Pessoa, de 2 a 11 de outubro próximo, nos turnos manhã e tarde.

1. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Data: 02 e 03 de outubro de 2017
Horário: 8h30 às 11h30
Ministrante: Aline Alencar Francisco
Público-alvo: Artistas, educadores e público em geral.
Sinopse: A oficina de Contação de Histórias pretende revisitar as brincadeiras infantis, os jogos teatrais, lúdicos e dramáticos apresentando sua importância no desenvolvimento criativo do criador. Através da experiência prática, o participante vivenciará as atividades propostas, que auxiliará na sua prática educativa ou artística.
Formação do oficineiro: Graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Visuais, UNIRP São José do Rio Preto/SP.

2. POÉTICAS URBANAS
Data: 09, 10 e 11 de outubro de 2017
Horário: 9h às 12h
Ministrante: Ikaro Max Batista de Araújo
Público-alvo: Jovens e adultos.
Sinopse: A oficina de Poéticas Urbanas tem como objetivo e fundamento levar o olhar criativo do poeta – enquanto inventor do real – para propor novos diálogos e usos da palavra poética em função do cruzamento com os signos, imagens e elementos constitutivos do cotidiano, gerando novos híbridos literários. A idéia é atualizar o alcance da poesia, redimensionar o papel do poeta, dentro da realidade urbana, estimular e propor criativamente novas formas de escrita e percepção.
Formação do oficineiro: Mestrando em Filosofia pela UFPB como Aluno Especial.

3. OFICINA DE CORDEL: COMO CONSTRUIR UM BOM CORDEL
Data: 02 e 03 de outubro de 2017
Horário: 14h às 18h
Ministrante: Sanderli José da Silva
Público-alvo: Poetas, apologistas de poesia, professores, estudantes, comunicadores, jornalistas, editores, artistas plásticos, cantores, compositores e pesquisadores de Literatura de Cordel.
Sinopse: Como construir um bom Cordel, obedecendo-se a estrutura de rimas das modalidades, como Décima, Sextilha, Septilha, Oitava, Oitavão etc, e o aprimoramento da metrificação.
Formação do oficineiro: Bacharel em Biblioteconomia e presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e da Associação Profissional de Bibliotecários da Paraíba (APBPB).

4. LITERATURA E HISTÓRIA: NA LOUCURA DA OBRA “O ALIENISTA” DE MACHADO DE ASSIS
Data: 9,10 e 11 de outubro de 2017
Horário: 15h às 17h
Ministrante: Márcio José Silva Lima
Público-alvo: Público em geral.
Sinopse: A oficina terá por finalidade analisar a loucura a partir dos discursos da construção de identidade de louco. Para tanto, relacionaremos a pesquisa historiográfica com a obra O Alienista que traz uma abordagem contundente sobre a forma como a sociedade do século XIX tratava o problema da loucura no Brasil. A oficina tem como proposta o desenvolvimento de um debate em torno das questões referentes à loucura como: preconceito, identidades, discriminação, bem como suas relações com a literatura.
Formação do oficineiro: Doutorando em Filosofia pela UFPB, colunista na revista Fique Sabendo e escritor e administrador do blog Escritos Marginais.

O Setor de Cultura do Sesc fica localizado à Rua Desembargador Souto Maior, 281. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3208-3158.
 

Notícias relacionadas