Servidores da Saúde participam de visita técnica à UPA Bancários - WSCOM

menu

Saúde

31/07/2018


Servidores da Saúde participam de visita técnica à UPA Bancários

D R T . R J .15855 Ivomar Gomes Pereira.

O Secretário de Saúde Adalberto Fulgêncio e os colaboradores da Secretaria realizaram uma visita técnica, nesta terça-feira (31), à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Especialidades dos Bancários, que está em fase de finalização. Adalberto Fulgêncio explica que a consolidação da unidade conta com a participação de outras secretarias que atuaram diretamente na incubação do serviço.

“A construção de um serviço como este depende de envolvimento intersetorial, assim como a integração de outras secretarias, que estiveram bem participativas desde seu planejamento até a execução da obra e, consequentemente, farão parte no processo de entrega do patrimônio aos usuários”, explicou.

A terceira UPA construída na atual gestão, e quarta de João Pessoa, está em fase final das obras e, quando estiver pronta, tornará João Pessoa a única capital do Nordeste com cobertura 100% de Unidades de Pronto Atendimento.

Para a população receber um serviço com a estrutura de uma UPA, o gestor público precisa elaborar um projeto bem consolidado, apresentar ao Ministério da Saúde e, quando aprovado, seguir a tramitação administrativa.

“Participam desse tramite, setor de arquitetura e engenharia, setor de compras, licitação, assessoria jurídica, setor financeiro, gerência de medicamentos e assistência farmacêutica, manutenção, limpeza, patrimônio, almoxarifado, setor pessoal, informática, entre outros. Para isso, contamos com a parceria de outras secretarias, como a de Planejamento, Seinfra, Semob, Guarda Municipal, Gestão de Projetos e Secretaria de Administração”, destacou Adalberto Fulgêncio.

“É importante participar dessa visita junto com demais entes que de alguma forma contribuíram e contribuem para prestação de serviço à população pessoense. As UPAs de João Pessoa são equipamentos que garantem uma assistência de qualidade e de forma eficiente e, o nosso trabalho de retaguarda tem como proposta e objetivo a manutenção dessa assistência”, disse a coordenadora da Gerencia de Assistência Farmacêutica, Luciane Costa.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está investindo R$ 6 milhões na UPA-E Bancários, que será de média complexidade e terá capacidade de atender 200 mil habitantes. A unidade será diferente das demais em funcionamento (Oceania, Valentina e Cruz das Armas), já que será especializada em ortopedia, atendendo casos de torções, luxações e fraturas que não necessitem de cirurgias. A expectativa é de que a UPA atenda a população dos bairros da Zona Sul como Castelo Branco, Mangabeira, José Américo e o Timbó, entre outros, polarizados pelos Bancários.

Estrutura – A UPA Bancários é composta de 14 leitos, sendo três de sala vermelha (casos graves), seis de sala amarela (casos intermediários), três de pediatria e dois de isolamento, além de laboratório de análises clínicas, farmácia, salas de raio-X, central de material e esterilização, almoxarifado e base descentralizada do Samu. Quanto ao corpo de funcionários, a UPA Bancários contará com 300 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, de laboratório e radiologia, bioquímicos, assistentes sociais, maqueiros e pessoal da área administrativa, entre outros.