Sérgio Fonseca assume administração penitenciária da Paraíba - WSCOM

menu

Política

04/05/2018


Sérgio Fonseca assume administração penitenciária da Paraíba

Foto: autor desconhecido.

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) tem novos secretários. O tenente-coronel Sérgio Fonseca de Souza é o novo secretário e o agente de segurança penitenciária João Paulo Ferreira Barros foi nomeado para a Secretaria Executiva. Os atos governamentais foram publicados no Diário Oficial do Estado, edição desta sexta-feira (4).

O secretário Sérgio Fonseca ingressou nos quadros da Polícia Militar da Paraíba no ano de 1996, na condição de Oficial da PM. Tem larga experiência no sistema prisional paraibano, tendo sido diretor da Penitenciária de Segurança Máxima “Romeu Gonçalves de Abrantes” (PB1 E PB2), Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice e Penitenciária de Segurança Máxima Criminalista Geraldo Beltrão, todas na capital paraibana; além de ter gerenciado o Sistema Penitenciário do Estado por dois anos. Ultimamente, o oficial exercia função na Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac/PB).

Sérgio Fonseca adiantou que pretende implementar novas ações, dar continuidade às iniciativas que estão funcionando a contento e abrir um diálogo permanente com os agentes de segurança penitenciária, na busca da melhoria dos serviços prestados pela Seap.

Já em relação à segurança e disciplinamento dentro das unidades prisionais do Estado, o secretário acrescentou: “Daremos um tratamento justo a quem cumpre pena na Paraíba, seguindo as prerrogativas previstas na Lei de Execuções Penais (LEP), entretanto, priorizando a disciplina e mantendo o respeito necessário ao bom funcionamento dentro das unidades penitenciárias, na busca diária da melhoria da prestação de serviços à população paraibana”.

Já o secretário executivo da SEAP, João Paulo Ferreira Barros, é agente penitenciário desde janeiro de 2009, foi diretor-adjunto do presídio do Roger em 2011, diretor da Penitenciária de Segurança Média “Hitler Cantalice”, de 2011 a 2016, coordenador geral da Força Tática Penitenciária e gerente executivo do Sistema Penitenciário. Nos 90 anos da Secretaria da Administração Penitenciária é o primeiro agente penitenciário a ser nomeado secretário executivo de Estado.