SEPPM realiza Campanha de conscientização sobre violência psicológica contra a mulher - WSCOM

menu

Paraíba

27/11/2018


SEPPM realiza Campanha de conscientização sobre violência psicológica contra a mulher

Objetivo é mostrar que um relacionamento não precisa atingir agressividade e desrespeito para ser abusivo

PMJP promove campanha de conscientização sobre violência psicológica contra a mulher

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), promoveu, nesta terça-feira (27) uma palestra com o tema da violência psicológica contra mulher. A campanha tem como objetivo mostrar que um relacionamento não precisa atingir um determinado nível de agressividade e desrespeito, para ser considerado abusivo e violento. O evento foi realizado no auditório da Fecomercio, no Centro de João Pessoa.
 
Segundo a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Urquiza, durante o lançamento da hashtag, que já está sendo utilizada nas redes sociais: “#EleNãoTeBate” mas,  destacou a importância de discutir e identificar relacionamentos abusivos. “É nesse sentido que a campanha surge, colaborando para que as mulheres em situação de violência psicológica consigam se perceber nessa condição e tenham consciência dos seus direitos, reunindo forças para o seu enfrentamento. A conscientização é essencial para quebrar o ciclo de violência e abuso”, detalha a secretária.
 
Segundo a advogada especializada em Direito Criminal e Empresarial, Isabela Carla Cabral de Medeiros, muitas mulheres vivem em um cenário de múltiplas violências, como a violência psicológica, dentro de seus relacionamentos, na sociedade e na vida familiar. “A lei Maria da Penha surgiu para salvaguardar a mulher de todas as formas de violência: violência física, violência psicológica, violência sexual, violência patrimonial e violência moral”, frisou a especialista.

Trabalho conjunto – Ainda de acordo com Adrina Urquiza, a Secretaria das Mulheres trabalha em parceria com outras secretarias da gestão Luciano Cartaxo para avançar nas áreas de saúde, educação, habitação, com políticas públicas fundamentais para a qualidade de vida das mulheres. “Em um Estado com o nível de violência que se encontra a Paraíba é significativo estarmos unidos a uma equipe que faz parte da Secretaria de Mulheres e poder contribuir ainda mais com essa gestão bem-sucedida e humanizada”, afirmou.

A secretária ressaltou também a importância de projetos exitosos como a Parada Segura, a Ronda Maria da Penha, Cirurgias Reparadoras, o Centro de Referência da Mulher, e planejar mais ações de equidade de gênero e que contribuam para a mudança de mentalidades, garantindo mais segurança, respeito e cidadania às mulheres em João Pessoa. “Já avançamos muito, mas podemos fazer ainda muito mais. Essa é a orientação do prefeito Luciano Cartaxo e iremos dar nossa contribuição dentro desta gestão para garantir mais conquistas às mulheres”, disse Adriana Urquiza.
 

Com informações Secom-JP