SENAI da Paraíba e MPT vão oferecer cursos de Mecânica de Motor de Embarcação em três estados - WSCOM

menu

Paraíba

07/06/2018


SENAI da Paraíba e MPT vão oferecer cursos de Mecânica de Motor de Embarcação em três estados

Foto: autor desconhecido.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Paraíba (SENAI/PB) ajustou os últimos detalhes de um Convênio com o Ministério Público do Trabalho para realizar cursos de qualificação profissional na área de Mecânica de Motor de Embarcação.

O convênio foi assinado no dia 30 de maio pela diretora regional do SENAI da Paraíba, Marinalda Adjuto, e pelo procurador do Trabalho na Paraíba, Paulo Germano Costa de Arruda. O curso de qualificação profissional de Mecânico de Motor de Embarcação (Centro e Popa) vai capacitar 18 turmas até 2021 nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. No total serão habilitados 288 alunos, sendo 144 gratuitamente.

Com carga horária de 200 horas, o curso será realizado em um Laboratório Didático Móvel – LDM, estruturado com recursos oriundos do Ministério Público do Trabalho na Paraíba. Ao fim da capacitação, os alunos estarão aptos a realizar manutenção nos componentes ôxos e móveis que compõem o motor de Embarcação de Popa e de Centro, em conformidade com os conhecimentos técnicos e práticos.

“Essa parceria é extremamente positiva porque dá oportunidade para jovens ingressarem no mercado de trabalho, recebendo uma capacitação de ponta, numa das melhores estruturas do Brasil”, disse Marinalda Adjuto.

A diretora regional do SENAI lembrou que a instituição já vem realizando capacitações em conjunto com o Ministério Público do Trabalho. Antes, a parceria foi feita para promover o curso de Mantenedor e Reparador de Dispositivos Móveis. “Com isso vamos ampliar as oportunidades de trabalho nessa área”, ressaltou a diretora.

O procurador do Trabalho Paulo Germano falou sobre as contribuições do convênio. “O investimento em formação profissional é um eficaz instrumento para reconstituição de bens lesados no mundo do trabalho, além de atender a uma das condições ao desenvolvimento econômico do país, ou seja, mão-de-obra qualificada em vista das novas tecnologias na indústria, no comércio e serviços. Trata-se de uma antiga demanda do setor da pesca, lazer e turismo no Nordeste e, certamente, gerará emprego e renda para centenas de trabalhadores e suas famílias”, destacou.

INSCRIÇÕES NO CURSO – Em João Pessoa, o curso será oferecido pela unidade do SENAI Distrito Industrial. Os interessados deverão participar de um processo seletivo que abrirá inscrições no dia 2 de julho.

Poderão se inscrever candidatos com idade a partir de 16 anos, e 50% das vagas serão destinadas a alunos que comprovem ter baixa renda.  As aulas terão início no dia 23 de julho.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo do telefone: (83) 2101-5302.