Semana Santa: PMJP orienta consumidor sobre qualidade do pescado - WSCOM

menu

Paraíba

21/04/2011


Campanha orienta consumidor sobre peixes

Semana Santa

Foto: autor desconhecido.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a Superintendência Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) iniciaram nesta quarta-feira (20) uma campanha nos mercados públicos da Capital para orientar os consumidores sobre a qualidade do pescado. A campanha “Mais sabor e saúde na sua mesa – Semana Santa com pescado de qualidade” será realizada até o domingo de Páscoa (24).

A ação consiste em orientar os consumidores quanto aos cuidados de higiene necessários no momento da compra do produto, uma vez que a procura pelo pescado aumenta neste período. “Isso faz dos mercados os locais adequados para receber a campanha que visa orientar fornecedores e consumidores sobre a importância da qualidade do produto”, enfatiza o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Lucius Fabiani.

De acordo com o superintendente do MPA na Paraíba, Luiz Gonzaga Júnior, o consumo de peixe tem crescido em todas as regiões brasileiras, o que gerou também a procura pela qualidade do produto oferecido. “Nosso objetivo é contribuir para que as pessoas possam adquirir um alimento saudável e de qualidade, que faz muito bem para a saúde, mas que precisa de certos cuidados básicos para evitar doenças ou infecções”, explicou.

Orientação – Durante a Semana Santa serão distribuídos folhetos e cartilhas nos pontos de venda de peixe nos mercados públicos do Bessa, Bairro dos Estados, Valentina, Mangabeira, Geisel, Torre, Oitizeiro, Rangel, Central e no Mercado do Peixe de Tambaú. No material informativo há várias dicas sobre os cuidados na hora da compra do peixe, seja ele fresco, congelado ou seco. Há também orientações de como os consumidores devem descongelar e tratar o peixe em casa.

Veja algumas características dos peixes que serão comercializados durante o feriado religioso:

Pescado fresco – Os peixes frescos possuem pele firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas; os olhos devem ser brilhantes e salientes; as escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele; as brânquias (guelras) devem possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade; odor característico e não repugnante.

Pescado seco – O "pescado seco" é dessecado de forma apropriada sem adição de sais. O "pescado salgado seco" é dessecado inteiro e tratado com sal. Ele deve estar armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos; ausência de mofo, ovos, ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável.

Produtos congelados – Os produtos congelados devem ser conservados sempre a temperaturas inferiores a -18ºC e resfriados abaixo de 0ºC; no caso de produtos resfriados ou congelados, preste atenção se há poças de água no freezer e a presença de produtos molhados. Esses fatores podem indicar que o freezer foi desligado ou teve a sua temperatura reduzida, o que pode comprometer a qualidade do produto.

Pescado enlatado – O pescado em conserva é armazenado em recipientes herméticos, podendo ser vendido nas categorias "ao natural" (quando o pescado é armazenado com salmoura fraca, adicionada ou não de temperos) ou "em azeite ou em óleos comestíveis" (quando é armazenado em azeite de oliva ou outro óleo comestível, adicionado ou não de temperos).

Notícias relacionadas