Segurança de Dilma falha de novo e preocupa - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

26/04/2011


Segurança de Dilma falha

Preocupação

Foto: autor desconhecido.

É a segunda falha grave em 20 dias. No início do mês o avião presidencial transportou uma pessoa de fora da comitiva oficial, sem o conhecimento da presidente ou de sua segurança. Nesta segunda-feira (25), o próprio Palácio do Planalto foi invadido por uma mulher que protestava contra a falta de moradia. Com uma criança no colo, ela chegou ao salão nobre, bastando subir uma rampa para alcançar o gabinete presidencial.

Nos dois casos pode-se argumentar que seria exagero pensar em risco para a presidente Dilma. A moça que tomou carona no avião e a mãe desesperada que tentou chegar à presidente não representariam ameaça, mas apontam para uma fragilidade inegável do sistema que deveria garantir a triagem do acesso à chefe de Estado e de governo.

Nos dois casos foram violados espaços da mais estrita segurança estratégica: o palácio de governo e o avião presidencial. São fatos que exigiriam uma reformulação ampla de procedimentos, não para encastelar a presidente, mas para devolver-lhe a confiança na própria equipe.

Notícias relacionadas