Sedurb intensifica ações de manutenção nos cemitérios e divulga programação de missas para o Dia de Finados - WSCOM

menu

Paraíba

24/10/2018


Sedurb intensifica ações de manutenção nos cemitérios e divulga programação de missas para o Dia de Finados

Foto: autor desconhecido.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) iniciou a manutenção e zeladoria dos cemitérios públicos da Capital para o Dia de Finados intensificando as ações nesses locais. As atividades são coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), responsável pela administração dos cemitérios, e estão acontecendo desde as últimas duas semanas. Os serviços também contam com o apoio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

Os cemitérios Senhor da Boa Sentença (Varadouro), Santa Catarina (Bairro dos Estados), Cristo e São José (Cruz das Armas) estão sendo contemplados com as ações. Pela Sedurb estão sendo executadas podas de árvores, além de pintura e manutenção desses espaços. “É um trabalho periódico que já desenvolvemos semanalmente, mas em datas especiais como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia de Finados, sempre intensificamos esses serviços, por entender que há um aumento no fluxo de visitantes nesses locais”, explica João Furtado, secretário de Desenvolvimento Urbano.

A Emlur está trabalhando nas ações de roço, capinação e pintura de meio-fio e a Semam, por sua vez, está dando um suporte ao trabalho de podas.

Celebrações – Anualmente também acontece celebração de missas em todos os cemitérios públicos no Dia de Finados. No Cemitério Senhor da Boa Sentença estão previstas cinco missas, às 7h, 9h, 11h, 15h e 17h. A missa das 9h será celebrada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Manoel Delson. Já no Cemitério Santa Catarina serão três celebrações: 8h, 10h e 16h. No Cemitério São José também estão previstas três missas: 8h, 11h e 16h.

Apoio – Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em todos os cemitérios públicos haverá uma tenda com profissionais especializados realizando aferição de pressão e testes rápidos. “Entendemos que é um momento de comoção para a população visitante, por isso pensamos em oferecer o máximo de conforto possível nesse momento de oração”, reitera João Furtado.

Ordenamento – Agentes de controle urbano da Sedurb estarão desde cedo em todos os cemitérios assegurando o ordenamento dos comerciantes informais na frente desses locais. Só será permitida a presença dos vendedores que já são cadastrados na PMJP.

Notícias relacionadas