Secretário de estado dos EUA chega à Rússia em meio a tensão por crise síria - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

11/04/2017


Secretário de estado chega à Rússia

TENSÃO NA SÍRIA

Foto: autor desconhecido.

O secretário de estado norte-americano, Rex Tillerson, chegou nesta terça-feira (11) a Moscou para uma visita. A tensão por causa do ataque dos Estados Unidos a uma base aérea na Síria fez com que o presidente russo, Vladimir Putin, decidisse não se encontrar com o enviado americano.

O porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, disse a repórteres na segunda-feira (10) que a reunião não está planejada, insinuando que Tillerson irá obedecer a um protocolo diplomático rígido e só se encontrar com seu homólogo, o chanceler Sergei Lavrov. Essa é a primeira visita de Tillerson à Rússia após assumir o posto.

A medida mostra uma mudança de comportamento do governo russo com relação aos Estados Unidos. O antecessor de Tillerson, John Kerry, costumava se reunir com Putin e com o ministro das Relações Exteriores russo em visitas a Moscou, segundo a Reuters.

Mesmo Putin concedeu várias audiências ao próprio Tillerson quando ele comandava a petroleira Exxon Mobil antes de assumir seu cargo atual no governo de Donald Trump.
 

Notícias relacionadas