Secretaria da Saúde promove “Dia D” da hanseníase nos Distritos I e II - WSCOM

menu

Paraíba

20/10/2005


Secretaria da Saúde promove “Dia

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) abriu na manhã desta quinta-feira (20) o “Dia D” da hanseníase nos Distritos Sanitários (DS) I e II, contando com a participação da equipe de Saúde da Família Cruz das Armas V, localizado no bairro do mesmo nome. A abertura está ligada à Campanha Municipal de Eliminação da Hanseníase, que ocorre nos DS durante todo o dia, em que a população e os agentes de saúde devem atentar para a presença de manchas na pele, sendo a comunidade orientada a procurar os serviços de saúde.

Segundo a chefe de Seção da Tuberculose e Hanseníase da SMS, Graça Nunes, a mobilização ocorrerá nos cinco Distritos Sanitários da Capital: em novembro a programação prossegue no DS III e, em janeiro, chega aos DS IV e V. Ela orientou que “as pessoas devem observar se existem manchas na pele e procurar a unidade de saúde de que fazem parte”. Ela observa que o impacto da campanha só será avaliado quando os usuários procurarem as unidades de saúde para ser avaliados.

A hanseníase é uma doença causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen e ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos. Não é uma doença hereditária, mas a transmissão ocorre pelas vias aéreas: uma pessoa infectada libera o bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio. Porém, a infecção dificilmente acontece depois de um simples encontro social, pois o contato deve ser íntimo e freqüente.

Notícias relacionadas