SBD apoia Campanha Nacional de Rastreamento de Diabetes - WSCOM

menu

Saúde

22/11/2018


SBD apoia Campanha Nacional de Rastreamento de Diabetes

Mais de 400 farmácias participam em todo o Brasil

Foto: autor desconhecido.

Estimativas da International Diabetes Federation (IDF) apontam que 5,7 milhões de brasileiros têm diabetes e não sabem, enquanto outros quase 13 milhões podem vir a desenvolver a doença. Pensando em rastrear essa população, o Conselho Federal de Farmácia, com apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), promove ação em mais de 400 farmácias de todo país, com previsão de atender, no mínimo, 11.750 pessoas.

A iniciativa perdurará até 30 de novembro, focada em pessoas sem diagnóstico de diabetes e com idade entre 20 e 79 anos. Nela, os participantes serão submetidos ao teste “Finnish Diabetes Risk Score” (FINDRISC).

Esse teste validado na Finlândia é utilizado para estimar o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 nos próximos dois anos. Ele consiste em um sistema de pontos que se baseia na avaliação de alguns critérios específicos e também seguindo as características de cada paciente – a versão em português tem validação da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Além disso, haverá medição da glicemia capilar, verificação do peso corporal, da medida da circunferência abdominal e da altura. Se necessário, haverá o encaminhamento ao médico ou, nos casos mais graves, ao serviço de urgência e emergência.

“Essa ação reforça a multidisciplinaridade da assistência da pessoa com diabetes: o cuidado com o paciente passa por todos os profissionais de saúde e deve, sem dúvidas, ser integrado”, reforça a presidente da SBD, Dra. Hermelinda Pedrosa.

Sobre a SBD
Filiada à International Diabetes Federation (IDF), a Sociedade Brasileira de Diabetes é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1970, que trabalha para disseminar conhecimento técnico-científico sobre prevenção e tratamento adequado do diabetes, conscientizando a população a respeito da doença e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Também colabora com o Estado na formulação e execução de políticas públicas voltadas à atenção correta dos pacientes, visando a redução significativa da doença no Brasil.

Conheça nosso trabalho: www.diabetes.org.br

Portal WSCON