Saúde realiza pesquisa inédita sobre situação nutricional de crianças no estado - WSCOM

menu

Paraíba

19/08/2005


Saúde realiza pesquisa inédita sobre

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) coordena neste sábado 20 pesquisa inédita para levantar informações sobre peso, altura e crescimento 2,5 mil crianças de zero a cinco anos de idade que vivem na região do semi-árido. De acordo com o Secretário de Saúde do Estado, Reginaldo Tavares, que está em Brasília mantendo contatos com diversos setores do Ministério da Saúde, o levantamento será feito durante a campanha de vacinação contra a paralisia infantil, a ser realizada neste sábado, a partir das 8h.

Denominada de Chamada Nutricional, o projeto dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Saúde, em parceria com o Governo do Estado e a Universidade Federal da Paraíba, visa ajudar na avaliação sobre o impacto dos programas de cunho social na vida de crianças de 30 municípios paraibanos.

A campanha faz parte do pacto “Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido”, liderado pelo Unicef, assinado recentemente pelo governador Cássio Cunha Lima, e pelos demais governadores da região Nordeste.

A Chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da SES, Eliane Gadelha, disse que, além das informações sobre o estado nutricional das crianças, a pesquisa inclui questionário contendo 34 perguntas, todas a serem feitas aos pais da acerca da alimentação diária das crianças. “É um simples questionário onde aos pais responderão sobre o dia a dia de seus filhos, alimentação e bem-estar”, acrescentou.

Eliane Gadelha informou que a pesquisa acompanhará 80 crianças em cada um dos 30 municípios selecionados na Paraíba, levantando todos os dados referentes à condição nutricional de cada uma delas. “A criança que não estiver em situação normal de peso, isto é, acima ou abaixo, faremos o encaminhamento para o posto de saúde e o serviço social mais próximo para o acompanhamento”, salientou.

Na Paraíba, a pesquisa mobilizará cerca de 350 profissionais dos municípios de Campina Grande, Piancó, Pedra Branca, Água Branca, Patos, Catingueira, Teixeira, Monteito, Nazarezinho, Cajazeiras, São José de Piranhas, Sousa, São Frqancisco, Catolé do Rocha, São Bento, Picuí, Cubatí, Barra de Santa Rosa, Dona Inês, Bananeiras, Itabaiana, Salgado de São Félix, Lagoa Seca, Esperança, Boqueirão, Queimadas, Santa Cecília, Pocinhos, Soledade e Pitimbú.

Notícias relacionadas