Saúde promove atividades aducativas na Semana Mundial de Alimentação - WSCOM

menu

Paraíba

19/10/2005


Saúde promove atividades aducativas na

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por sua seção da Criança, Adolescente e Nutrição, está promovendo até o dia 21, uma série de atividades educativas nos cinco Distritos Sanitários da Capital, bem como em escolas públicas municipais, em alusão à Semana Mundial da Alimentação, que foi iniciada na última segunda-feira (17).

Com o slogan “Alimente sua saúde: coma mais frutas, legumes, verduras e alimentos da sua região”, a proposta é mostrar sobretudo às crianças e adolescentes os benefícios de uma alimentação saudável.

De acordo com a nutricionista Jane Morais Barbosa de Freitas, que faz parte da Seção da Criança e Adolescente, as atividades vêm sendo desenvolvidas através de uma parceria entre a SMS e a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Sedec), lembrando que os trabalhos buscam também conscientizar as pessoas a consumir alimentos menos gordurosos, frituras, sal e açúcar. “É um trabalho de prevenção e estímulo para uma alimentação saudável através do consumo de frutas, legumes e verduras. Estamos incentivando ainda a prática de exercícios físicos para uma vida mais saudável”, explica.

Jane Barbosa lembra que hoje há um crescimento de crianças obesas no Brasil e em outros países em decorrência de uma dieta inadequada. Daí a Semana Mundial da Alimentação, que tem à frente a Organização Mundial de Saúde (OMS), promover a atividade envolvendo diversos órgãos públicos e privados em todo o mundo para reverter o quadro. “É um trabalho de médio a longo prazo, mas que surtirá efeito. A obesidade infantil, hoje, é um problema de saúde pública”, esclarece.

A nutricionista informa que, além evitar a obesidade, uma alimentação adequada já na infância e adolescência reduz substancialmente as probabilidades de um indivíduo, quando adulto, ser acometido de problemas coronários, câncer, dentre outras doenças. Jane Barbosa diz que as atividades nas escolas serão encerradas nesta quarta-feira (19), na Escola

Municipal José Eugênio Lins de Albuquerque, localizada no bairro do Geisel.

Dentro das atividades haverá brincadeiras como crianças com olhos vendados comerem pedaços de diversas frutas, pegar em verduras e cheirar hortaliças a fim de identificar o alimento. Nos Distritos Sanitários, a Semana continua com programações desenvolvidas pelas Unidades do Saúde da Família.

Notícias relacionadas