Saúde, bem-estar e qualidade de vida com a prática regular de atividade física - WSCOM

menu

Saúde

12/04/2019


Saúde, bem-estar e qualidade de vida com a prática regular de atividade física

Projeto Jampa Saúde

 A prática regular de atividade física, aliada a uma alimentação saudável, é um dos pilares para a manutenção da saúde, qualidade de vida e bem-estar. Quem não faz nenhum tipo de atividade está mais propenso a desenvolver problemas de saúde. Para manter o corpo sempre saudável, a autoestima elevada e a saúde em dia, praticar exercícios é muito importante.

            Entre os principais benefícios, o cardiologista Fábio Almeida, médico cooperado da Unimed João Pessoa, destacou a manutenção do peso adequado, conservação dos níveis adequados de açúcar e gordura no sangue, redução da pressão arterial, combate ao estresse, ansiedade, prevenção da perda de massa muscular e óssea, entre outros. “Todos esses fatores contribuem para a redução do risco de doenças cardiovasculares”, complementou.

            Segundo a Sociedade Americana de Medicina do Esporte, é considerada atividade física regular a realização de exercícios moderados por 30 minutos, durante cinco vezes por semana, ou atividades físicas intensas, durante 20 minutos, três vezes por semana, associadas a exercícios de força muscular duas vezes por semana. “Praticar atividade física, que é indicada até os 65 anos de idade, representa o mínimo necessário para sustentar boas condições de saúde”, salientou o médico.

META DA OMS

            De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa sedentária é aquela que pratica menos de 150 minutos por semana de atividades de intensidade moderada ou menos de 75 minutos de exercícios intensos.

            Uma pesquisa divulgada pela OMS mostrou a evolução da taxa de inatividade física no Brasil de 2002 até 2016 e verificou que ela vem subindo a cada ano, acumulando uma alta de 15% no período. Este percentual vai na contramão da meta da organização, que é reduzir em 10% o nível de sedentarismo em todo o mundo até 2025.

PROJETOS DA UNIMED JP

            Mas, o que fazer para evitar o sedentarismo? Uma alternativa é procurar ajuda e participar de grupos que incentivam a prática de atividade física. Pensando nisso, a Unimed João Pessoa oferece dois projetos nesse sentido: o Grupo de Saúde em Educação Equilíbrio do Corpo, voltado exclusivamente para clientes da Cooperativa que estão acima do peso; e o Jampa Saúde, que é aberto a toda a comunidade e oferece, gratuitamente, treinamento funcional, aulas de zumba, na Praia do Cabo Branco, três vezes por semana (terças, quintas e sábado). Além disso, aos sábados também conta com serviço de saúde (verificação da pressão arterial, testes de IMC e glicemia).

            Participar do Equilíbrio do Corpo foi a forma encontrada pelo enfermeiro do trabalho Oslyeudson dos Santos Batista, 37 anos, que ao apresentar picos de hipertensão, buscou ajuda da equipe da Unimed João Pessoa. Durante os encontros, clientes, cooperados, colaboradores e médicos recebem orientações sobre a importância de inserir atividades físicas e adotar hábitos saudáveis na sua rotina.

            Com a ajuda do educador físico, Oslyeudson passou a incorporar, no mínimo quatro vezes por semana durante 30 minutos, exercício físico no seu dia a dia. “Minha saúde melhorou consideravelmente. Durmo melhor e tenho mais disposição. De um modo geral, minha qualidade de vida melhorou bastante”, enfatizou.

            Para quem gosta de atividade física ao ar livre, o Jampa Saúde é uma boa opção. A aula de zumba foi a escolha da professora universitária, Luciana Menezes de Almeida, 36 anos, para ter mais saúde e qualidade de vida. Luciana tem fibromialgia e a prática de atividade física, juntamente com medicação específica, contribuiu para a diminuição de dores no corpo provocadas pela síndrome. “Desde a minha infância, a dança era a minha atividade preferida. Fazer as aulas de zumba me deixa mais feliz, realizada e diminui minhas dores musculares”, afirmou.

            Quer saber mais sobre o Grupo Equilíbrio do Peso e o Jampa Saúde? O endereço é o www.unimedjp.com.br/viver-melhor.