Saúde apresenta perfil do fumante da Capital; tratamento será instalado em 55 un - WSCOM

menu

Educação

27/08/2005


Saúde apresenta perfil do fumante

A Saúde Municipal apresentará nesta segunda-feira, 29, o perfil dos fumantes de João Pessoa. A pesquisa foi realizada nos últimos três meses e, com base nos dados levantados, será montado o serviço de controle do tabagismo na Capital.

O resultado será divulgado pela Gerência de Vigilância Epidemiológica, no auditório do Centro Administrativo do Municipal (CAM). A apresentação faz parte das ações promovidas pelo órgão no Dia Nacional de Combate ao Tabagismo.

O levantamento, pioneiro na Capital, foi concebido através de questionários aplicados entre a população por profissionais do PSF ao longo de três meses.

A gerente da Vigilância Epidemiológica, Júlia Vaz Sette Câmara, informou que o questionário consta de perguntas a serem lançadas em um programa de computador, a fim de se obter o diagnóstico dos fumantes de João Pessoa.

Entre as indagações aplicadas figuraram o número de cigarros fumados por dia pelo entrevistado, quantos anos de vício, locais que costuma fumar, dentre outras perguntas.

O serviço de controle do tabagismo será implementado ainda este ano nos cinco distritos sanitários da Capital. Ao todo, serão instaladas 55 unidades de referência em postos do Programa Saúde da Família (PSF), com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, médicos e enfermeiros.

Educação e tratamento – A Vigilância Epidemiológica montou duas linhas de controle do tabagismo. A primeira buscará, através de intervenções comportamentais, resultados positivos no que diz respeito ao fumante deixar o cigarro. Caso a metodologia não funcione, o tratamento se dará através de medicamentos. A gerente da Vigilância Epidemiológica frisou que os profissionais envolvidos no serviço foram capacitados pelo Ministério da Saúde.

Consta ainda no serviço o incentivo à aplicação e esclarecimento sobre a lei federal nº 9294/96, que restringe o fumo em locais fechados como shoppings, bares e restaurantes. Júlia Vaz disse que seu setor, em conjunto com a Gerência de Vigilância Sanitária (GVS) do município, irá convocar os proprietários desses estabelecimentos, ainda este ano, para promover o chamado “ambiente saudável”.

Além da apresentação do Perfil, a Gerência irá promover no Parque Solon de Lucena (Lagoa) uma ação educativa informando à população, através da distribuição de panfletos explicativos e apresentação de cartazes, os males causados pelo tabagismo. A gerente adiantou que o evento vai acontecer de manhã e à tarde desta segunda-feira e, além da parte educacional, haverá a verificação da pressão arterial entre os transeuntes.

Nesta ação, uma vez detectado um quadro de hipertensão, o cidadão receberá um cartão que será preenchido pelo profissional de saúde que o atendeu, com informações sobre sua pressão arterial. “Preenchido o cartão, a pessoa será encaminhada a uma unidade do PSF e lá acompanhada”, finalizou a gerente da Vigilância Epidemiológica.

Notícias relacionadas