Santa Rita alerta sobre fim do prazo para Cadastro Ambiental Rural - WSCOM

menu

Paraíba

17/05/2018


Santa Rita alerta sobre fim do prazo para Cadastro Ambiental Rural

Foto: autor desconhecido.

A Prefeitura de Santa Rita está alertando os agricultores do município para o prazo final do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os proprietários rurais têm somente até 31 de maio para realizar o registro, que é obrigatório e que não deve mais ter a data estendida pelo Governo Federal.

A fim de beneficiar os pequenos produtores, a Secretaria de Agricultura do município está disponibilizando seus técnicos para realizar a inscrição gratuitamente. O CAR é um registro eletrônico instituído em 2012 pelo Código Florestal, com informações sobre tamanho da propriedade, área cultivada, vegetação nativa, entre outros dados.

De acordo com o secretário Sildo Morais, desde o ano passado a gestão vem realizando o cadastro na zona rural de Santa Rita, mas durante a visita às propriedades alguns agricultores ficavam receosos com a chegada dos técnicos, o que dificultou o avanço ainda maior do número de cadastros. “Como a extensão territorial do nosso município é muito grande, temos que otimizar essas visitas e a orientação é que os próprios agricultores nos procurem para agendar e esperar a chegada da equipe, garantindo o êxito da visita”, explicou Sildo.

O secretário lembrou que a iniciativa da Prefeitura em disponibilizar seus técnicos (geógrafos, agrônomos e biólogos) no procedimento, garantindo aos agricultores a realização do cadastro sem custos, é uma forma de incentivar a agricultura familiar e valorizar o pequeno produtor, tão importante na cadeia produtiva. “Não são todas as prefeituras que estão oferecendo este serviço, ajudando o agricultor a realizar o cadastro sem qualquer despesa”, afirmou.

Quem não fizer o CAR ficará impedido de conseguir licenciamento ambiental, financiamento bancário e até realizar a venda do imóvel, já que não conseguirá fazer alterações na escritura. Então, a orientação é aproveitar os últimos dias para se regularizar, fazendo o agendamento na sede da Secretaria de Agricultura do município.