Saiba quais são as vantagens de praticar atividade física ao ar livre - WSCOM

menu

Saúde

11/06/2018


Saiba quais são as vantagens de praticar atividade física ao ar livre

Foto: autor desconhecido.

 A prática regular de atividades físicas, seja um esporte, uma caminhada ou uma dança, libera endorfina, hormônio responsável pelo bom humor e autoestima. Além disso, aliado a uma alimentação saudável, o exercício físico ajuda a combater e prevenir o estresse e a depressão. Mas, se a rotina corrida dificulta uma ida à academia, que tal praticar atividades ao ar livre?

 Muito mais do que ter apenas um dia agradável, essa prática libera níveis mais elevados de substâncias que melhoram o humor trazendo sensação de felicidade e de calma no pós-exercício, aumenta a oxigenação cerebral e diminui as chances de determinadas doenças aparecerem.

 O educador físico Claudney Forte, coordenador do Jampa Saúde, projeto permanente da Unimed João Pessoa que incentiva a população a praticar atividades físicas, fala sobre a importância do exercício ao ar livre. “Além de melhorar o condicionamento físico, respiratório e cardiovascular, a prática regular de atividade física contribui para o bom humor, até mesmo para modificar quadros depressivos”.

 A prática de atividades físicas ao ar livre traz ainda mais motivação para continuar os exercícios, já que foge da rotina. E melhor: ainda ajuda no processo de sintetização da vitamina D, devido ao sol. “Isso porque a exposição solar corresponde de 80% a 90% o valor dessa vitamina recebido pelo corpo”, disse o professor.

 Só é preciso tomar alguns pequenos cuidados. Entre eles, evitar os horários mais quentes, usar roupas adequadas e filtro solar e hidratar-se.

JAMPA SAÚDE

 Independente da atividade escolhida, estar próximo à natureza sempre traz bons resultados. E quando o cenário é uma das praias mais bonitas da cidade, a vontade de aderir ao exercício físico ganha uma força extra, não é verdade?

 “Exercita-se na praia, ao ar livre, vira atividade física e, ao mesmo tempo, diversão”, disse a atendente Naiara Martins. Ela é uma das participantes do Jampa Saúde.

 O Jampa é realizado, gratuitamente, três vezes por semana, nas areias da Praia do Cabo Branco (na altura do final da Avenida Beira-Rio). No local, são oferecidas aulas de zumba e treinamento funcional, além de serviços de saúde (aferição de pressão arterial, teste de glicemia e verificação do Índice de Massa Corporal – IMC).

 Tudo isso acompanhado por uma equipe do Setor de Promoção da Saúde da Unimed JP, formada por enfermeiras e educadores físicos. O Jampa Saúde é disponibilizado a todas as pessoas, mesmo para quem não é cliente da Cooperativa.