Rio ficará com 75% do aparato de segurança do Pan, diz Lula - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

30/07/2007


Rio ficará com 75% do

A cidade do Rio de Janeiro ficará com 75% do aparato de segurança cedido pelo governo federal para ser utilizado durante os Jogos Pan-Americanos, informou hoje (30) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente.

“A idéia é que de tudo que foi montado no âmbito da segurança pública no Rio de Janeiro, a começar pela inteligência, a começar pelos aviões, a começar pelos carros, ou seja, 75% disso tudo vai ficar no Rio de Janeiro. O que é mais importante é que vai ficar uma experiência acumulada de um trabalho conjunto entre a Polícia Federal, a polícia do Rio de Janeiro, a comunidade que participou ativamente, afinal de contas foram quase 10,5 mil jovens que participaram, sabe, mais de 116 comunidades participaram”.

Lula disse que o Rio merece uma medalha de ouro pelo clima de tranqüilidade em que transcorreu o Pan. “Eu acho que se a gente for olhar o que aconteceu no Pan, a gente poderia dizer que o Rio de Janeiro já ganhou a medalha de ouro pela organização, pela tranqüilidade com que se deu o Pan, e o Rio de Janeiro vai ganhar agora a segunda medalha de ouro que é ficando, sabe, com quase todo o aparato das coisas que foram montadas para que o Pan pudesse ser realizado”.

No total, o governo federal investiu mais de R$ 560 milhões em segurança pública durante os jogos. “Eu acho que o pessoal teve mais tranqüilidade, houve menos assalto, houve menos roubo no Rio de Janeiro e o que é importante é que os atletas todos, que vieram de 42 países da América, mais de 5,6 mil atletas, ou seja, eles puderam participar num Pan-Americano em que as condições que estavam colocadas eram iguais ou melhores a qualquer Olimpíada que os atletas já participaram”, destacou o presidente.

Notícias relacionadas