Ricardo pede a ministra que Estado assuma administração do Terminal Pesqueiro de - WSCOM

menu

Paraíba

05/04/2011


RC quer Terminal Pesqueiro com Estado

Importante

O governador Ricardo Coutinho se reuniu nesta terça-feira, 5, com a ministra da Aquicultura e Pesca, Ideli Salvati, e solicitou que o ministério repasse para Companhia Docas a administração do Terminal Pesqueiro de Cabedelo, que fica localizado ao lado do Porto de Cabedelo, mas que não vem funcionando a contento. De acordo com o governador, o terminal está sendo subutilizado desde que foi inaugurado pelo Governo Federal no ano passado. 

Ricardo garantiu que o Estado se dispõe a revitalizar a estrutura do terminal que se encontra sem uso e preservar os equipamentos em deteriorização com objetivo de atrair barcos pesqueiros de porte médio e industrial com uma política comercial consistente para viabilizar um empreendimento importante para a economia local. "A pesca é uma atividade importante na cidade de Cabedelo, mas que nos últimos anos foi perdendo força. É preciso estimular o crescimento desse setor importante para economia local", ressaltou.

Ao lado do presidente da Companhia Docas, Wilbur Jácome, e do secretário executivo do PAC, Ricardo Barbosa, o governador informou que a movimentação do Porto de Cabedelo cresceu 54 % nos três primeiros meses em relação ao mesmo período do ano passado e que também pode dar suporte logístico para o crescimento da movimentação do terminal pesqueiro. O presidente da Docas, Wilbur Jácome, demonstrou a ministra Ideli Salvati fotos da deteriorização de alguns equipamentos do terminal pesqueiro.

Já a ministra Ideli Salvati ressaltou que a meta é que o ministério consiga colocar em pleno funcionamento todos os 20 terminais pesqueiros do país e irá encaminhar o pleito do Governo da Paraíba para a assessoria técnica e jurídica para avaliarem a viabilidade. Ideli Salvati destacou o empenho do governador Ricardo Coutinho no sentido de incrementar o porto e de construir parcerias para o pleno funcionamento do terminal pesqueiro. A ministra informou que estará visitando em breve o porto e o terminal pesqueiro em Cabedelo.

O presidente da Docas, Wilbur Jácome, destacou que com a cessão para o Estado, o Terminal Pesqueiro poderá dar suporte ao Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima, mantido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Ele destacou que só existem dois empreendimentos no país para estudo da pesca e navegação, sendo um na Paraíba e outro em Santa Catarina.

Após cumprir uma maratona de visita aos ministérios da Integração Nacional e da Aquicultura e Pesca, além da secretaria de Portos da Presidência, o governador Ricardo Coutinho se reúne no final da tarde com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Mirian Belchior. Na pauta estão projetos para o PAC 2, ampliação do Porto de Cadedelo e liberação de emendas de bancada para obras importantes no Estado.

Notícias relacionadas