Ricardo Izar quer instaurar até amanhã processo contra Dirceu e Mabel - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

08/08/2005


Ricardo Izar quer instaurar até

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), deve instaurar até amanhã os processos de investigação contra os deputados Sandro Mabel (PL-GO) e José Dirceu (PT-SP). Os dois estão sendo acusados de quebra de decoro parlamentar por fraudar regulamentos dos trabalhos legislativos.

Na prática, as representações feitas pela presidência do PTB acusam os dois deputados de terem operacionalizado e comandado a distribuição dos recursos do chamado “mensalão” –suposto esquema de pagamento de mesada a deputados da base em troca de apoio político– no Congresso.

Caso sejam abertos hoje, os processos contra Mabel e Dirceu terão, por enquanto, apenas caráter administrativo, até que amanhã sejam tomadas medidas práticas, conforme explicou a assessoria do Conselho, já que o presidente não se encontra em Brasília.

De acordo com parecer técnico elaborado pela assessoria da Câmara e divulgado na última sexta-feira, o deputado José Dirceu pode ter o seu mandato cassado apesar de no período da suposta distribuição do “mensalão” ele ocupar a chefia da Casa Civil da Presidência da República.

Izar está em São Paulo e só deve chegar a Brasília amanhã. De acordo com sua assessoria, o deputado ainda não escolheu quem será o relator do processo. O presidente do Conselho já havia anunciado que indicará um só relator para as duas representações.

Além de escolher o relator, Izar deve aproveitar esta segunda-feira para conversar, mesmo que por telefone, com o presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), que alega que o Conselho de Ética só pode investigar um caso de cada vez.

Izar contesta a análise de Severino e vai lutar para já instaurar amanhã os processos contra Mabel e Dirceu. Izar diz acreditar que irá convencer o presidente da Câmara porque a preocupação é operacional, não política. “Não se pode esperar um para mandar o outro.”

Notícias relacionadas