Renan convoca reunião com presidentes e relatores de CPIs - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

30/08/2005


Renan convoca reunião com presidentes

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), marcou para esta terça-feira, a partir das 11h, uma reunião com os presidentes e relatores das CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) em andamento no Congresso.

Segundo ele, o objetivo é agilizar as investigações fazendo maior intercâmbio de informações entre as CPIs. “As comissões são complementares, é preciso disponibilizar as suas informações, abrir os bancos de dados e não permitir que a guerra de egos e holofotes acabe chamuscando as investigações”, diz.

O senador lembra ainda que essa solicitação não é nova. “Eu já fiz esse pedido há 30 dias, recomendando que não houvesse sobreposição, mas isso não tem acontecido na prática.”

Renan Calheiros diz que, durante a reunião, pretende acertar procedimentos das CPIs e, se necessário, rediscutir o foco de cada uma delas, evitando “sobreposições inaceitáveis”. “Não tem sentido quebrar um sigilo numa comissão e quebrar o sigilo numa outra também, ou a mesma pessoa depor em três comissões diferentes. Isso pode atrapalhar e o Brasil não perdoará se algo atrapalhar a investigação, impedindo a punição dos culpados.”

Notícias relacionadas