Reflexo da aftosa: Agricultura estadual anuncia concurso para veterinários - WSCOM

menu

Economia & Negócios

24/10/2005


Reflexo da aftosa: Agricultura estadual

Detecção de focos da febre aftosa nos estados do Mato Grosso do Sul e Paraná já provoca reflexos na Paraíba. Hoje, o secretário estadual da Agricultura, Francisco de Assis Quintans, anunciou a abertura de concurso público para a contratação de 30 veterinários que vão trabalhar exclusivamente com a febre Aftosa.

“Mesmo com a falta de veterinários já conseguimos vacinar nesta segunda etapa cerca de 700 mil cabeças”, garantiu o secretário. A previsão é de conseguir vacinar 80% do rebanho até o final do prazo estabelecido, que encerra no final deste mês.

A Paraíba tem hoje 955 mil cabeças de gado. Na primeira etapa da vacinação 75% foram vacinados. Segundo Quintans, todas as 107 farmácias credenciadas para a venda da vacina estão com o estoque abastecido.

A vacinação é de responsabilidade dos produtores e a multa para os que deixam de vacinar seu rebanho é de 50 reais por animal.

Na semana passada, o Ministério da Agricultura informou que só vai indenizar rebanhos com aftosa caso seja comprovada a vacinação.

Notícias relacionadas