RedeTV! se prepara para ir à Justiça por causa de imbróglio com clubes e Globo - WSCOM

menu

Futebol

27/04/2011


RedeTV! vai à Justiça contra Globo

Transmissão

Foto: autor desconhecido.

A RedeTV! está pronta para entrar com uma ação na Justiça por perdas e danos, caso não consiga fazer valer o contrato que assinou com o Clube dos 13. A emissora protocolou uma representação no Cade acusando a Globo de abuso de poder econômico, como já havia feito o C13.

No documento, a ganhadora da concorrência pelos direitos de transmissão do Brasileirão relata que, depois de sua vitória, a Globo assinou com vários clubes. Assim, a concorrente teve a vantagem de negociar sabendo quanto já tinha sido oferecido aos dirigentes.

“O Cade proibiu que fosse mantido no contrato o direito de preferência, que dava à Globo o poder de igualar propostas das concorrentes. Agora, se ela negocia com os clubes depois que a nossa proposta se tornou pública, continua com o mesmo direito”, afirmou Kalled Adib, diretor de operações da RedeTV!. Com esse argumento, ele alega que os clubes não cumpriram o acordo com o Cade para acabar com o direito de preferência da Globo.

A RedeTV! vai esperar o Cade enviar uma resposta ao seu requerimento. Depois disso, os advogados da emissora vão decidir se acionam a Justiça. “Temos tudo para entrar com uma ação, mas dependo do meu corpo jurídico. Nós vencemos a concorrência e não estamos podendo exercer o contrato. Isso representa grandes perdas financeiras para uma emissora que está em evolução. Também há um desgaste na nossa imagem. Alguém tem que reparar esses danos”, declarou Adib.

Ele não afirmou se a ação seria contra o C13, os clubes ou a Globo. Ou contra todos. Ele falou ao UOL Esporte após audiência no Senado sobre o imbróglio em que se transformou a venda dos direitos de transmissão do Brasileirão. Durante o evento, trocou farpas com Evandro Guimarães, vice-presidente da Globo.

Em sua primeira participação, Guimarães despejou números para vitaminar a tese de que o valor oferecido aos clubes não pode ser o principal componente da negociação. Defendeu que seja levado em conta o potencial técnico de cada TV. Ele citou dados de todas as emissoras, sempre demonstrando vantagem da Globo sobre as demais e colocando em último lugar a RedeTV!. Segundo Guimarães, sua emissora tem 3.305 retransmissoras espalhadas pelo país contra menos de 700 da RedeTV!.

“Fico orgulhoso com esses dados apresentados pelo Evandro. Eles mostram como a RedeTV! evoluiu”, respondeu o representante da emissora. Quando teve de volta a palavra, o executivo da Globo reclamou que o concorrente citou pelo menos nove vezes seu nome. “Citei mais de 15, mas foi para mostrar meu ponto de vista”, disse Kalled.

Notícias relacionadas