Redação do Enem: espelho da prova anterior será divulgado este mês - WSCOM

menu

Paraíba

06/03/2019


Redação do Enem: espelho da prova anterior será divulgado este mês

Está previsto também o resultado dos treineiros

Foto: autor desconhecido.

Os estudantes quem fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 vão poder conferir o espelho da redação ainda neste mês de março. Os participantes podem ver como foi avaliado o seu texto e analisar os principais erros cometidos. Os treineiros, que fizeram a prova apenas para testar os seus conhecimentos, também vão poder conferir o seu desempenho no mesmo mês.

 

Segundo o Edital do exame, são contados 60 dias após divulgação dos resultados oficiais dos candidatos, que podem utilizar a nota para ingressar no ensino superior pelos programas do governo Prouni, Fies e Sisu. A publicação está prevista para o dia 18 de março.

 

O espelho da redação, bem como o resultado como treineiro, pode ser verificado a partir do acesso a Página do Participante do Enem e inserir o CPF e senha cadastrada no momento da inscrição. O acesso ao espelho de correção é exclusivamente para vista pedagógica da redação. A redação do Enem é corrigida por dois avaliadores independentes que atribuem nota de 0 a 200 pontos para cada uma das competências exigidas, totalizando a soma de 1.000 pontos.

 

Competências avaliativas da redação do Enem:

 

Competência I: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 

Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 

Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. 

 

Bolsa de estudo Educa Mais Brasil

Para os estudantes que querem ingressar no Ensino Superior ainda este ano, é possível recorrer a bolsas de estudo de até 70% de desconto nas mensalidades. Entre as bolsas ofertadas pelo Educa Mais Brasil  existem oportunidades para os cursos de Direito, Administração, Enfermagem, Nutrição, Engenharia Civil, entre outros. Para conseguir o benefício é preciso acessar o site parceiro do programa www.educamaisbrasil.com.br/wscom.