Ravi Lacerda brilha em o " O Caminho das Nuvens " que será exibido no dia 26 no - WSCOM

menu

Cinema

19/04/2011


Ravi Lacerda em O Caminho das Nuvens

Nacional

Foto: autor desconhecido.

“O Caminho das Nuvens” – A história de um casal e seus cinco filhos que percorrem de bicicleta 3.200 km em busca de um sonho – abre a programação da Mostra Coletânea Brasil, que será exibida pelo CineSesc nos dias 26, 27 e 28 de abril, no Auditório do Sesc Centro João Pessoa, nos horários das 12h, 16h e 18h. Com direção de Vicente Amorim, o filme inspirado em fatos reais destaca em seu elenco o ator paraibano Ravi Lacerda e mais Wagner Moura, que por essa atuação conquistou o Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cartagena, além de Cláudia Abreu e Sidney Magal, que faz uma participação especial.

Outros filmes estão confirmados: “O que é isso Companheiro?”, no dia 27, e “O Beijo no Asfalto”, no dia 28. Os dois são dirigidos por Bruno Barreto. A entrada é franqueada ao público interessado e o Sesc Centro – João Pessoa fica sediado à Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro. Fone 32083158.


Inspirado no sonho real

Acompanhados por cinco filhos, com idades de seis a quatorze anos, um casal percorre de bicicleta 3.200 km em busca de um sonho antigo.Wagner Moura interpreta Romão, um caminhoneiro desempregado, que ao lado de sua mulher Rose, vivida por Cláudia Abreu, deixam a Paraíba e durante seis longos meses atravessam cinco estados até chegarem ao Rio de Janeiro, em busca de um emprego de mil reais mensais.A crítica especializada define a película como uma emocionante aventura pelo interior do Brasil.

Arnaldo Jabor, articulista de O Globo, recomenda assistir "O Caminho das Nuvens por ser um relato emocionante sobre as ilusões do Brasil de hoje".


Resgatando os anos de chumbo

O segundo dia de exibições contará com "O que é isso Companheiro?”, que conta no elenco com Fernanda Torres, Pedro Cardoso, Alan Arkin, Luiz Fernando Guimarães e Cláudia Abreu. Segundo o crítico Artur Xexéo "é o melhor filme desta fase do renascimento do cinema brasileiro".

Baseado no livro de enorme êxito de vendas e repercussão junto ao público, escrito por Fernando Gabeira, conta o sequestro do embaixador americano Charles Elbrick por um grupo de jovens militantes de esquerda, em 1969, considerado um dos fatos de maior impacto político da história do Brasil recente.

Ao comentar o filme, Samuel Blumenfeld, do Le Monde, destaca que "todas as cenas do sequestro são apaixonantes”. Um filme que chegou a elevar o nível do Festival de Cinema de Berlim, dominado por grandes produções.

Além de figuras como o ator Alan Arkin, que vive nas telas o embaixador dos EUA no Brasil dos tempos de Ditadura Militar, "O que é isso companheiro?” conta com participações especiais de Nelson Dantas, Fernanda Montenegro, Othon Bastos e Milton Gonçalves.

Mudando a realidade

“O Beijo no Asfalto”, baseado na dramaturgia de Nelson Rodrigues, fecha a programação da Coletânea Brasil. Nas telas aparece a trajetória do repórter sensacionalista Amado Vieira, que encontra o furo ideal em um mero acidente. Um homem atropelado, que encontra-se à beira da morte, pede a uma testemunha um beijo na boca. O repórter explora o fato e transforma a vida de Arandir, a testemunha, em um inferno.

Aos poucos a trama vai mostrando Arandir perdendo o emprego, a esposa e consequentemente, o sossego familiar. Além de ser perseguido pela polícia, que funciona como cúmplice na tentativa de fazer Arandir assumir a culpa pela morte da vítima, que era amante do homem. E mais, Nelson Rodrigues é homossexual, e cometera um crime passional.
O que poderia então acontecer a Arandir depois de toda essa história, essa tragédia? A crítica especializada chegou a uma constatação: quando a notícia é maior que a verdade, muda-se a realidade. No elenco aparecem Tarcisio Meira, Ney Latorraca, Christiane Torloni, Daniel Filho, Lidia Brondi.

Mais informações no SESC Centro fica localizado à rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro, João Pessoa – Paraíba. Fone 3208-3158.

 

Notícias relacionadas