PT testa Haddad como opção para disputa em SP - WSCOM

menu

Política

17/04/2011


PT testa Haddad como opção de disputa

São Paulo

Foto: autor desconhecido.

Com o aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação, Fernando Haddad, começou a ser “testado” pelo PT em agendas nas zonas sul e leste da cidade de São Paulo e em contato com a militância.

O objetivo é aumentar a inserção do petista na base do partido e diminuir a resistência a ele em setores do PT para viabilizar sua candidatura a prefeito em 2012.

Lula, que estreia como principal articulador da eleição paulistana nesta semana, em um encontro com prefeitos em Osasco, diz ter a convicção de que uma vitória na prefeitura da maior cidade do país é o primeiro passo do PT para derrotar a hegemonia tucana em São Paulo, que em 2014 alcançará 20 anos.

Ainda de acordo com essa avaliação, a vitória só seria possível se o partido apresentasse um nome novo e “palatável” para a classe média paulistana.

Haddad vestiria esse figurino. Na disputa de 2008, o nome lançado pelo partido foi o da senadora Marta Suplicy, derrotada por Gilberto Kassab (DEM) no segundo turno.

Embora afirme que a prefeitura de São Paulo não esteja em seus planos, Haddad aceitou o diagnóstico feito por petistas – sobre sua frágil relação com as bases do partido – e cumpriu, no último mês, uma intensa agenda política e social na capital paulista.

Notícias relacionadas