PT-PB instala Ponto de Cultura Lula Livre e Espaço de Leitura Jemima Marques - WSCOM

menu

Política

14/06/2018


PT-PB instala Ponto de Cultura Lula Livre e Espaço de Leitura Jemima Marques

Foto: autor desconhecido.

Na luta pela da democracia, o Partido dos Trabalhadores da Paraíba inaugura nesta sexta-feira (15), a partir das 11h, o Ponto de Cultura Lula Livre, que funcionará na sede do PT-PB, localizada na Rua Irineu Jofflily, 127, em Jaguaribe, região central de João Pessoa. Na ocasião também aberto o Espaço de Leitura Jemima Marques, em que os visitantes poderão usufruir dos livros no local e também levá-los emprestados.

De acordo com o secretário estadual de cultura do PT-PB, Bebé de Natércio, as iniciativas visam incentivar a arte e o gosto pela literatura, além de proporcionar o conhecimento político entre a população paraibana. “Temos a intenção de humanizar a sede do nosso partido, esses espaços são para que a população de João Pessoa e de toda a Paraíba nos visite, venham desfrutar de boas leituras e demonstrar suas habilidades artísticas. O livro será uma elo para estreitar as pessoas e a política”.

Bebé faz questão de ressaltar também a escolha pelo nome da ex-professora para o Espaço de Leitura. “Estarmos homenageando a grande mulher que foi Jemima Marques, que além de educadora foi uma feminista ativa. Nós, paraibanos devemos muito a ela, com certeza foi uma companheira nossa aqui do PT que brigou a vida toda pela disseminação da leitura por toda a Paraíba”.

Os Pontos de Cultura estão sendo criados em todos os estados brasileiros e diretórios do partido. “Estaremos recebendo o secretário nacional de cultura do PT, Márcio Tavares, que vem participar conosco desse momento tão relevante para a difusão do conhecimento. Conseguimos a doação de acervo literário da Fundação Perseu Abramo, teremos a oportunidade de levar os livros emprestados, como também de fazermos doações para contribuir com nosso espaço”, destacou o poeta e compositor Bebé de Natércio.

Sobre os Pontos de Cultura

Lula como presidente criou um programa revolucionário chamado Pontos de Cultura. Os Pontos de Cultura são o reconhecimento do Estado de locais que produzem cultura. Ou seja, não é o Estado que leva cultura, ele fomenta a produção cultural em todo o território e fomenta a cidadania e a diversidade cultural. Todo mundo produz cultura. Crie o seu Ponto de Cultura.

Sobre Jemima Marques

Jemima Marques foi militante do PT, professora universitária, feminista e ativista dos movimentos sociais, que lutou durante toda sua vida profissional pela educação.
A professora tinha como objetivo criar a biblioteca municipal de João Pessoa, porém faleceu sem a concretização de seu sonho.

Notícias relacionadas