Programa ‘João Pessoa em Ação’ realiza ações em três bairros da Capital - WSCOM

menu

Paraíba

11/04/2017


Programa realiza ações em três bairros

EM JOÃO PESSOA

Foto: autor desconhecido.

As ações do programa ‘João Pessoa em Ação – Gestão de Riscos e Administração de Desastres’, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), estão voltadas, nesta terça-feira (11), para três localidades da Capital: bairros São José, Rangel e Cuiá.

As ações do programa envolvem desassoreamento de rios, desobstrução de galerias pluviais, capinação, roçagem, remoção de entulhos, dentre outras. Durante todo período chuvoso, a gerência do programa fará reuniões semanais para definir o planejamento de ações em outros bairros e comunidades de João Pessoa.

A cada semana um ou mais pontos da cidade recebem as ações que envolvem diversas secretarias da administração municipal e são organizadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMPDEC/JP). As ações fazem parte de um trabalho preventivo para minimizar os efeitos das chuvas em pontos considerados de riscos e vulneráveis a alagamentos. Elas foram iniciadas no mês de março e seguem até setembro.

Para o coordenador da Compdec/JP, Noé Estrela, a Prefeitura tem desenvolvido um trabalho de prevenção que tem mostrado resultado. As áreas de risco foram reduzidas depois das ações do programa, beneficiando mais 1,6 mil famílias em toda a cidade. “O forte do nosso trabalho é a prevenção. Assim, temos conseguido resultados bastante expressivos como a diminuição do número de áreas de risco”, destacou.

Ações – O trabalho do ‘João Pessoa em Ação’ é responsável por 11 ações, que integram diversas secretarias da PMJP. O objetivo é promover intervenções que minimizem o impacto de desastres naturais naquelas comunidades. Há quatro anos o programa promove, de acordo com um calendário pré-estabelecido com as secretarias participantes, ações como desassoreamento de rios, capinação, roçagem, remoção de entulhos, demolição de residências, poda de árvores, limpeza de canaletas, loneamento de barreiras, desobstrução de galerias pluviais, recuperação de bocas de lobo, além de assistência social, entre outras.

Parceiros – Além da Defesa Civil, o ‘João Pessoa em Ação’ conta com a participação das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), com a realização de revisão e substituição de placas de sinalização vertical; levantamento in loco para a elaboração de projetos de melhoria de fluxo; ações educativas com a equipe de Educação no Trânsito, etc.

Notícias relacionadas