Programa Gira Mundo Estudante prorroga inscrições para intercâmbio - WSCOM

menu

Paraíba

02/03/2019


Programa Gira Mundo Estudante prorroga inscrições para intercâmbio

Serão selecionados 280 estudantes da 2ª série do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino para participarem do programa de intercâmbio internacional

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) prorrogou até o dia 13 de março as inscrições para o Programa Gira Mundo Estudante para cinco países: Canadá, Argentina, Espanha, Chile e Colômbia. A prorrogação foi anunciada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (1). O objetivo é dar mais tempo aos estudantes da Rede Estadual para se inscreverem, já que o início do ano letivo estava previsto para o dia 4 de fevereiro, mas foi adiado em uma semana. As inscrições estão abertas desde o dia 5 de fevereiro e agora poderão ser realizadas no Portal da Cidadania do Governo da Paraíba. 

 

Serão selecionados 280 estudantes da 2ª série do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino para participarem do programa de intercâmbio internacional. A novidade este ano é a expansão do programa com a criação de novos destinos como Chile e Colômbia.

 

Os estudantes selecionados cursarão no país de destino o correspondente a um semestre letivo, com duração em torno de cinco meses, em escolas de nível médio, com data de embarque previsto para o segundo semestre deste ano. A bolsa de manutenção é no valor total de R$ 4.500,00, além de seguro de saúde durante o período de residência no país de destino. A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista.

 

O processo seletivo será realizado em três etapas de caráter classificatório e eliminatório. Além do cumprimento das exigências para inscrição, serão selecionados os estudantes que apresentarem as maiores médias no ano de 2018, distribuídos de acordo com o número de vagas. Também serão submetidos a uma prova do idioma do país de destino, além da avaliação psicossocial, de caráter eliminatório.

 

Gira Mundo Reino Unido – Ensino Técnico – Também estão abertas até o dia 13 de março as inscrições para o Gira Mundo Reino Unido – Ensino Técnico. Serão selecionados 20 estudantes da 2ª série do Ensino Médio Técnico da Rede Estadual de Ensino, para cursar o correspondente a 14 semanas no Bournemouth & Poole College, na Inglaterra.

 

O Programa – Com início em 2016, o programa já contemplou 350 estudantes da rede pública sendo 150 para o Canadá, 75 para a Espanha, 50 para Portugal e 25 para a Argentina, um investimento de mais de R$ 11 milhões.

 

Da Redação
Portal WSCOM