Professores da UFPB e UEPB lançam livro sobre serpentes da Paraíba - WSCOM

menu

Paraíba

08/09/2017


Professores lançam livro sobre serpentes

OFIOFAUNA

Foto: autor desconhecido.

Os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): Gentil Alves Pereira Filho, Washington Luiz da Silva Vieira, Frederico Gustavo Rodrigues França e Rômulo Romeu da Nóbrega Alves lançam, no próximo dia 29, no Centro de Cultura Zarinha, no bairro de Tambaú, em João Pessoa (PB), o livro Serpentes da Paraíba: Diversidade e Conservação.

O livro aborda a ofiofauna das áreas de Floresta Atlântica e Caatinga do Estado, trazendo informações sobre ecologia, distribuição, taxonomia e conservação das serpentes da área. São abordadas 63 espécies de serpentes registradas em vários pontos da Floresta Atlântica e Caatinga.

"O livro conta com mais de 200 fotografias coloridas das espécies e dos ambientes onde ocorrem. Contem chave de identificação, além de mapas das áreas amostradas e de cobertura vegetal. Para cada espécie abordada são fornecidos desenhos da região cefálica em vista dorsal e lateral, folidose de vários exemplares e informações sobre história natural e distribuição", destacou o professor Rômulo Romeu.

"Para muitas espécies as variações individuais e ontogenéticas em relação a coloração são fornecidas em detalhes, para que o leitor possa compreender melhor o quão variável este grupo pode ser", acrescentou. 

Mais informações consultar o facebook: https://www.facebook.com/GentilSerpentesPB

A composição faunística é discutida levando em consideração as demais porções da Floresta Atlântica e Caatinga, dessa forma, dando ao leitor uma visão geral da fauna de serpentes abordada. Vários aspectos conservacionistas como isolamento das populações em pequenos fragmentos, destruição de habitat, caça, matança indiscriminada, além de conflitos e usos, são discutidos visando o melhor entendimento de tão singular grupo zoológico.
 

Notícias relacionadas