Professora da UERJ avalia UEPB para implantação de Doutorado Interinstitucional - WSCOM

menu

Educação

25/07/2007


Professora da UERJ avalia UEPB

Foi realizada, nesta terça-feira, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba, uma reunião de avaliação para implantação do Doutorado Interinstitucional em Direito na UEPB, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Participaram do encontro a pró-reitora de Pós-Graduação da UEPB, Marcionila Fernandes; a professora Rosângela Gomes, representante da UERJ; os professores Jaime Clementino, diretor do CCJ, e Francisco Albuquerque, consultor da UEPB; além de professores do Centro interessados em participar desta pós-graduação.

A professora Rosângela Gomes conheceu as instalações do CCJ e avaliou a estrutura da Universidade Estadual para a implantação do curso. Ela também expôs o processo de implantação do Doutorado, seleção dos interessados e o cronograma de funcionamento do Dinter.

Segundo a professora carioca, será elaborado um relatório para avaliação do Colegiado do Curso de Direito da UERJ, em setembro. Em seguida, o processo será encaminhado para a Capes, que dará a resposta final. Sendo aprovado, a pós-graduação stricto sensu funcionará, numa primeira etapa, na UEPB, onde serão ministradas as disciplinas obrigatórias.

No Rio de Janeiro, os doutorandos terão um período de nove meses, divididos ao longo dos quatro anos do Curso, para realizarem as atividades na UERJ. Durante todo o Doutorado Interinstitucional, os discentes devem produzir trabalhos científicos, além do desenvolvimento da tese.

Rosângela Gomes afirmou que a implantação de pós-graduações em Direito vem contribuir para o desenvolvimento da pesquisa na área e para a formação de docentes, já que, habitualmente, os cursos de Direito do país são voltados para a formação de profissionais do dia-a-dia jurídico.

Ela avaliou como positiva a visita à UEPB. Para a professora, a impressão que fica é bastante satisfatória. “A Universidade Estadual da Paraíba tem uma boa estrutura e está se fortalecendo no campo da pesquisa. Esses são pontos a favor da Instituição, que demonstram o compromisso para consolidá-la nesse setor”.

Já a pró-reitora Marcionila Fernandes garantiu que todos os esforços serão executados no sentido de possibilitar à UEPB mais uma parceria interinstitucional. De acordo com a professora, as primeiras medidas já estão sendo tomadas para que o Dinter em Direito seja aprovado.

Notícias relacionadas