Produção da indústria cresce em nove de 14 regiões em fevereiro - WSCOM

menu

Economia & Negócios

06/04/2011


Produção da indústria cresce

IBGE

Foto: autor desconhecido.

A produção industrial brasileira cresceu em nove das 14 regiões pesquisadas entre janeiro e fevereiro de 2011. O destaque ficou com Goiás (com crescimento de 9,1%), seguido de Pernambuco, Rio de Janeiro, Amazonas, Minas Gerais e Espírito Santo. Já o Paraná (queda de 10,5%) registrou a maior queda, seguido da Bahia. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Já na comparação com fevereiro de 2010, a produção cresceu em oito dos 14 locais pesquisados. O resultado, segundo o IBGE, reflete não só uma maior produção no início do ano, mas também o chamado “efeito calendário” – já que fevereiro deste ano teve dois dias úteis a mais que no ano passado.

Nessa comparação, os destaques foram Espírito Santo, Amazonas, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro – todos com avanços maiores que a média nacional (6,9%).

A Bahia, no entanto, registrou a queda mais acentuada (de 15,6%), refletindo a produção menor no setor químico (recuo de 48%) – reflexo do apagão do setor elétrico que afetou a região Nordeste no início de fevereiro.

Notícias relacionadas