Procon notifica Energisa por aumento na conta de energia em JP - WSCOM

menu

Paraíba

17/11/2018


Procon notifica Energisa por aumento na conta de energia em JP

Foto: autor desconhecido.

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) notificou a empresa Energisa para que ela explique os aumentos nas contas residenciais que foram registrados no mês de outubro em João Pessoa. O órgão vem recebendo várias reclamações de consumidores que alegam não ter elevado o consumo de energia elétrica, mas o valor da tarifa praticamente dobrou. Uma ação civil não está descartada.

De acordo com o secretário Helton Renê, a Energisa deve explicações à população que teve sua conta de luz aumentada, até porque não houve aviso prévio de reajuste. “Notificamos a Energisa porque, até onde sabemos, o último aumento anunciado foi em agosto e já foi aplicado, inclusive com a aplicação da tarifa baseada na bandeira vermelha, a mais alta que existe. Atualmente, segundo o site da Aneel, a bandeira praticada é a amarela”.

Helton Renê explica que a Energisa tem 48h para responder a notificação do Procon-JP. “A priori, não vemos como a conta de energia do consumidor pessoense pode subir tão subitamente. A empresa vai ter que explicar porque alguns valores praticamente duplicaram”, disse o secretário.

Renê ainda aponta que o consumidor que se sentir prejudicado deve procurar o Procon-JP e formular sua reclamação. “Como se trata de um serviço essencial, precisamos checar o que está acontecendo, porque ninguém vive, hoje, sem energia elétrica. Vamos aguardar os esclarecimentos para tomarmos as providências”.